![Além de piloto de competições, Leandro Mello é parceiro da marca de lubrificantes Mobil Além de piloto de competições, Leandro Mello é parceiro da marca de lubrificantes Mobil](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/d8/fq/ah/d8fqah7akwicqnbegsuuc4i9t.jpg)
As motocicletas são um meio de transporte muito ágil, principalmente em grandes centros urbanos, onde o fluxo de carros gera congestionamentos. Entretanto, é necessário atenção redobrada ao trafegar de motocicleta. O piloto Leandro Mello , líder do campeonato Endurance e piloto de testes do programa Auto Esporte , dá algumas sugestões valiosas para quem depende das motos no dia a dia.
Para Leandro Mello, o mais importante é ficar sempre atento e desenvolver uma visão apurada , para que o motociclista consiga antecipar situações de risco e desviar com antecedência.
Mesmo em situações onde o semáforo está verde para o motociclista, por exemplo, Mello recomenda a redução de velocidade e que o condutor se certifique que não venha outros veículos do outro sentido.
Além disso, saber utilizar ambos os freios - dianteiro e traseiro - e a sustentação do motociclista, são fundamentais “É importante também sustentar o seu corpo, na moto, com as pernas, para tornar a pilotagem ainda mais segura”, afirma.
A manutenção também é crucial para uma condução em segurança. O fluido de freio deve ser trocado a cada seis meses , o óleo do motor deve ser sempre verificado, principalmente antes de viagens longas. Segundo o piloto de testes, a especificação do lubrificante jamais deve ser alterada , e o motociclista deve usar sempre o óleo recomendado pela fabricante, informação que fica disponível no manual de instruções da moto.
Os pneus fazem a ligação entre a motocicleta e o asfalto, portanto, merecem cuidado redobrado.
![O TWI é uma pequena elevação na banda de rodagem do pneu, cuja espessura mínima é de 1,6mm O TWI é uma pequena elevação na banda de rodagem do pneu, cuja espessura mínima é de 1,6mm](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/56/n0/oe/56n0oei7bmhdib3jngnz5qzrc.jpg)
“Calibrar os pneus semanalmente é uma prática vital, assim como monitorar o desgaste usando o indicador TWI”, explica. O TWI são marcações que ficam entre os sulcos dos pneus, quando o desgaste da banda de rodagem atinge essas marcações, é hora de trocar os pneus. Rodar com pneus desgastados podem comprometer a aderência e facilitar a aquaplanagem em dias chuvosos, por exemplo.
O especialista recomenda também que os motociclistas observem a data de fabricação, informação de quatro números que é exibida na lateral do pneu: “Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação e os dois últimos o ano”, diz o piloto. O prazo limite é de cinco anos a partir desta data.
![Capacete e roupas adequadas garantem o máximo de proteção para o motociclista Capacete e roupas adequadas garantem o máximo de proteção para o motociclista](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/b9/vn/48/b9vn48zny3fjjvxocpzman1wp.jpg)
Os equipamentos de segurança também são fundamentais e salvam vidas em caso de acidentes. “Todos os motociclistas devem utilizar equipamentos de proteção contra impactos, incluindo um capacete que se ajuste perfeitamente à cabeça, sem folgas”, comenta o piloto.
Além do capacete, ainda é recomendado o uso de jaquetas especiais, que podem prevenir o motociclista de lesões em casos de queda. Há ainda opções com bolsas de ar, mas que possuem valor mais elevado.