Além de piloto de competições, Leandro Mello é parceiro da marca de lubrificantes Mobil
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Além de piloto de competições, Leandro Mello é parceiro da marca de lubrificantes Mobil

As motocicletas são um meio de transporte muito ágil, principalmente em grandes centros urbanos, onde o fluxo de carros gera congestionamentos. Entretanto, é necessário atenção redobrada ao trafegar de motocicleta. O piloto Leandro Mello , líder do campeonato Endurance e piloto de testes do programa Auto Esporte , dá algumas sugestões valiosas para quem depende das motos no dia a dia.

Para Leandro Mello, o mais importante é ficar sempre atento e desenvolver uma visão apurada , para que o motociclista consiga antecipar situações de risco e desviar com antecedência. 

Mesmo em situações onde o semáforo está verde para o motociclista, por exemplo, Mello recomenda a redução de velocidade e que o condutor se certifique que não venha outros veículos do outro sentido. 

Além disso, saber utilizar ambos os freios - dianteiro e traseiro - e a sustentação do motociclista, são fundamentais “É importante também sustentar o seu corpo, na moto, com as pernas, para tornar a pilotagem ainda mais segura”, afirma.

A manutenção também é crucial para uma condução em segurança. O fluido de freio deve ser trocado a cada seis meses , o óleo do motor deve ser sempre verificado, principalmente antes de viagens longas. Segundo o piloto de testes, a especificação do lubrificante jamais deve ser alterada , e o motociclista deve usar sempre o óleo recomendado pela fabricante, informação que fica disponível no manual de instruções da moto.

Os pneus fazem a ligação entre a motocicleta e o asfalto, portanto, merecem cuidado redobrado. 

O TWI é uma pequena elevação na banda de rodagem do pneu, cuja espessura mínima é de 1,6mm
Reprodução
O TWI é uma pequena elevação na banda de rodagem do pneu, cuja espessura mínima é de 1,6mm

“Calibrar os pneus semanalmente é uma prática vital, assim como monitorar o desgaste usando o indicador TWI”, explica. O TWI são marcações que ficam entre os sulcos dos pneus, quando o desgaste da banda de rodagem atinge essas marcações, é hora de trocar os pneus. Rodar com pneus desgastados podem comprometer a aderência e facilitar a aquaplanagem em dias chuvosos, por exemplo.

O especialista recomenda também que os motociclistas observem a data de fabricação, informação de quatro números que é exibida na lateral do pneu: “Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação e os dois últimos o ano”, diz o piloto. O prazo limite é de cinco anos a partir desta data.

Capacete e roupas adequadas garantem o máximo de proteção para o motociclista
Reprodução
Capacete e roupas adequadas garantem o máximo de proteção para o motociclista

Os equipamentos de segurança também são fundamentais e salvam vidas em caso de acidentes. “Todos os motociclistas devem utilizar equipamentos de proteção contra impactos, incluindo um capacete que se ajuste perfeitamente à cabeça, sem folgas”, comenta o piloto.

Além do capacete, ainda é recomendado o uso de jaquetas especiais, que podem prevenir o motociclista de lesões em casos de queda. Há ainda opções com bolsas de ar, mas que possuem valor mais elevado.

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