BYD Dolphin Diamond é o lançamento mais recente da marca
Divulgação
BYD Dolphin Diamond é o lançamento mais recente da marca

O futuro da fábrica da Ford de Camaçari, Bahia, parece ter sido definido. A marca norte-americana assinou hoje o contrato de transferência da planta de produção para o governo da Bahia. A negociação já se desenrolava há alguns meses. Agora, com o termo assinado, o estado pode dispor da planta de produção e decidir qual será o uso do cobiçado espaço.

"A Ford e o Governo do Estado da Bahia assinaram, no dia de hoje, o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado. Esse contrato segue a legislação estadual existente. Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana", afirma comunicado oficial da Ford.

A chinesa BYD é a principal interessada. A gigante chinesa tem planos ambiciosos para a produção nacional de automóveis. A empresa já tem outras instalações no Brasil, tendo sido a primeira uma linha de produção de ônibus elétricos, planta inaugurada em 2015, em Campinas, interior de São Paulo.  

Recentemente, a fabricante tem conseguido expandir cada vez mais sua presença no mercado brasileiro, algo que será ainda mais intensificado com a fabricação local, especialmente se a concretização dos planos incluir a manutenção ou diminuição dos já competitivos preços dos carros da BYD.

Serão investidos R$ 3 bilhões para instalar três fábricas na Bahia, todas no polo industrial de Camaçari, sendo que a antiga planta da Ford é o elemento central. O movimento não vai se dedicar tão somente a produzir automóveis de emissão zero, também serão feitos chassis, ônibus e caminhões elétricos, além de híbridos. Somada a isso, uma unidade de processamento de lítio e fosfato de ferro também está prevista. 

De acordo com a projeção do fabricante e do governo da Bahia, o montante pode gerar mais de 5.000 empregos diretos e indiretos. A capacidade instalada deve ser suficiente para produzir até 150 mil veículos por ano. A produção tem previsão de ser iniciada no segundo semestre de 2024, um prazo curto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!