O crescimento da chinesa BYD está acontecendo em um ritmo acelerado. Desde 2020, quando começou a exportar seus veículos para diversos países da Europa, a marca já superou a Tesla entre os fabricantes de veículos exclusivamente eletrificados e já ameaça marcas tradicionais como a Honda , de acordo com levantamento da TrendForce , empresa especializada em pesquisas industriais.
Segundo a pesquisa, nos 37 principais mercados automotivos do planeta, foram comercializados 5,55 milhões de veículos no mês de agosto . As principais marcas foram: Toyota , Volkswagen , Honda , BYD , Hyundai , Ford , Chevrolet , Suzuki , Kia e Nissan .
O posicionamento da BYD chama a atenção não só por ter superado marcas tradicionais como a Ford , mas pelo ritmo seguir constante, apesar da queda mensal de 5% das vendas que a BYD vem enfrentando no mercado chinês . Mesmo assim, os chineses ficaram apenas 0,1% atrás da Honda , em termos de porcentagem de mercado.
Na China, a BYD segue sendo dominante. Segundo a Associação de carros de passeio da China (CPCA), foram comercializados 1,92 milhão de veículos zero km em agosto, e a BYD se manteve na liderança, com 230.077 veículos vendidos , uma participação de 11,98% .
A segunda colocada foi a Volkswagen, que emplacou 195.548 modelos (10,18%), com a Toyota fechando o pódio, vendendo 155.491 veículos (8,10%).
No Brasil, a BYD emplacou 1.455 unidades em agosto, um número considerado pequeno, considerando os 23.656 emplacamentos da Volkswagen e 13.628 da Toyota, para ficar apenas nas perseguidoras no mercado chinês.
A explicação para essa diferença é que a marca ainda é nova no Brasil, o que pode afastar alguns compradores. Por apostar somente em veículos elétricos e híbridos, todos importados, o valor de comércio dos seus veículos acaba sendo mais elevado, e a competição com marcas de renome como Volvo , por exemplo, também dificulta a situação da BYD por aqui.