Após uma longa viagem para um Volkswagen de entrada, a marca alemã decidiu descontinuar de vez o Up! na Europa, onde era comercializado, ainda este ano, conforme relatou a revista inglesa Autocar. Apenas as unidades em estoque, fabricadas na Eslováquia, serão vendidas, segundo a Volkswagen.
Passagem no Brasil
Se lá fora o Up! permaneceu no mercado por 12 anos , aqui foi menos, cerca de 7 anos. O subcompacto chegou aqui em 2014 e foi chamado pelo então CEO da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, de "possível novo Fusca". O novato chegou para suprir a falta do Gol G4 e fazer frente com os concorrentes na época: Fiat Uno, Palio e Ford Ka, principalmente, além de Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
No primeiro ano, o Up! teve seu melhor desempenho de vendas. Foram 58.894 emplacamentos em 2014. Mesmo assim, entre seus concorrentes, foi o último.
Em 2016, o Up! ganhou um novo rival - o Fiat Mobi. E no ano seguinte que a situação do pequenino começou a complicar. O Mobi vendeu 54.270 unidades , enquanto o Up! vendeu 34.161 unidades . E pra piorar, em 2017 a Renault lançou um rival - Renault Kwid. Além disso, o Up! era o modelo mais caro entre seus concorrentes.
E em F2018 que os números despencaram de vez. O projeto da Volkswagen ficou em 41º lugar, enquanto seus concorrentes estavam entre os 15 mais vendidos.
O Up comercializado no mercado brasileiro é diferente do modelo que ainda é vendido na Europa. O modelo nacional mede 3,68 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o europeu), 1,64 metro de largura e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros).
No ano de 2020, a legislação exigiu que as montadoras colocassem cinto de três pontos para todos os ocupantes. A VW decidiu não investir no subcompacto, que foi homologado para apenas quatro ocupantes, já mostrando o desinteresse da fabricante com o Up! no Brasil.
E por fim, em 2021, ele foi vendido na versão Xtreme 170 TSI, mas mesmo assim não obteve sucesso. Até que em abril de 2021 a Volkswagen descontinuar o modelo de linha.
Logo após sair de linha, o Up! sofreu valorização no mercado de usados, porque os consumidores apreciavam a construção do carro e o motor 1.0 TSI de 105 cv e 16,8 kgfm - motorização lançada em 2015.
Passagem na Europa
Na Europa, a trajetória foi mais longa. Desembarcou em 2011 para substituir o Fox. O modelo era equipado com motores 1.0 de três cilindros, tanto aspirados como turbos.
Em 2013 foi apresentado o e-Up!, o modelo elétrico do subcompacto. Em 2019 ganhou uma nova bateria e, em 2021, foi um verdadeiro sucesso na Alemanha. A bateria é de 32,2 kWh e autonomia de 260 km. Em agosto de 2022, o elétrico chegou no Uruguai e também foi cotado para o Brasil, mas o vínculo nunca ocorreu.
Com a descontinuação do Up! no mercado europeu, o Polo assumirá o posto de menor hatch da Volkswagen, como já acontece no Brasil. Ele manterá essa posição até a chegada do ID.1, um compacto elétrico que tem data prevista para chegar às lojas europeias em 2026 e atenderá a demanda de países com planos de proibir carros a combustão a partir de 2030.