Trocar o óleo pode ser uma tarefa corriqueira do dia a dia de um proprietário de automóvel, mas, com a correria da rotina, muitos proprietários podem se esquecer do prazo de troca de óleo do carro. Pensando nisso, conversamos com Thiago Ferreira Veiga , gerente de desenvolvimento tecnológico de lubrificantes e combustíveis da Vibra , proprietária da marca Lubrax , para entender as consequências causadas por esquecer a troca de óleo do seu carro .
Quais os riscos que podem acontecer ao rodar com óleo que passou do prazo ?
“Se o prazo de troca de óleo for ultrapassado, os riscos incluem: desgaste prematuro, uma vez que o óleo pode perder suas propriedades de proteção, resultando em maior desgaste do motor, além de sujeira, pois o óleo usado pode acumular resíduos e partículas, reduzindo a eficiência do motor e aumentando o consumo de combustível. Somado a isso, um óleo degradado pode aumentar o atrito interno do motor, diminuindo a eficiência e também aumentando ainda mais o consumo de combustível. Também pode gerar danos ao motor a longo prazo, a falta de lubrificação adequada devido ao óleo degradado pode causar danos sérios ao motor, resultando em necessidade de reparos de alto custo.” Afirma o especialista.
Mas então , em quanto tempo a troca de óleo deve ser realizada?
“O período de uso do lubrificante está diretamente relacionado à sua capacidade de manter as propriedades necessárias para proteger o motor. Motores mais antigos ou com alta quilometragem podem se beneficiar de óleos de alta quilometragem, que contêm aditivos extras para proteger componentes desgastados. No entanto, ainda é importante seguir as recomendações de troca de óleo recomendados pelo fabricante.”
Há um prazo de validade para o óleo do motor? Nesse caso, como esse prazo é determinado?
“O óleo lubrificante pode se deteriorar com o tempo, mesmo que o veículo não atinja a quilometragem recomendada para a troca. Isso ocorre devido à oxidação e à degradação dos aditivos presentes no óleo, geralmente esse período fica na faixa de 6 meses a 1 ano. Portanto, mesmo se a quilometragem não for atingida, é aconselhável trocar o óleo de acordo com o prazo recomendado pelo fabricante do veículo.”
O que pode acontecer se o motorista esquecer o prazo da troca de óleo ?
“O prazo de troca pode ser afetado por diversos fatores, como a severidade do serviço, qualidade do óleo lubrificante e práticas de manutenções, portanto, a margem aceitável para ultrapassar o prazo de troca de óleo pode ser mínima, ou nem existir. Ou seja, é altamente recomendável seguir as recomendações do fabricante do veículo quanto ao período de troca para garantir a integridade do motor e prolongar sua vida útil.” Conclui o especialista.