Carros esportivos e trajetos fora de estrada não são o casamento ideal. Apesar de nascidos para pistas de corridas e estradas bem pavimentadas, há quem decida usar esses carros em condições adversas. Mas há um movimento crescente nas fabricantes: transformar esses carros em verdadeiras máquinas off-road .
É o que a Porsche fez com o 911 Dakar e a Lamborghini com o Huracán Sterrato . A fabricante alemã já possui histórico com esportivos e off-road. O nome Dakar , inclusive, remete à tradicional prova de Rally, que a Porsche venceu em 1984 com um 911 e em 1986 com um 959 .
Para a Porsche, o retorno do nome Dakar faz menção aos 60 anos do 911 , que serão comemorados em 2023. O modelo é limitado a apenas 2.500 unidades e apesar de ser um dos 911 mais lentos das últimas décadas , já pode ser considerado um clássico instantâneo.
Usando o motor seis cilindros boxer do 911 Carrera GTS, o Dakar entrega 480 cv de potência e 58,1 kgfm de torque . O 0-100 acontece em 3.4 segundos e a velocidade máxima é limitada a “apenas” 240 km/h, ao contrário do Carrera GTS. A suspensão é especial e é 50 mm mais elevada que um 911 comum . Além disso, no modo Rally, a altura do veículo sobe por mais 30 mm .
O perfil “ Exóticos no Rio ” flagrou a primeira unidade do 911 Dakar a chegar no país. Segundo a página, o modelo custa quase 2 milhões de reais . Na página oficial da Porsche nos Estados Unidos, o modelo pode ser configurado e custa R$ 1.117.869,795, sem contar os impostos de importação. Entretanto, não se ainda existem unidades disponíveis para encomenda. No Brasil, por exemplo, o configurador da Porsche não mostra mais o 911 Dakar.
O interessante do 911 Dakar é que ele pode ser configurado (por R$ 142 mil a mais) com a pintura similar a que era utilizada pelos vencedores do Dakar , além de contar com a opção de estampar três números à escolha do comprador.
Já a Lamborghini não tem um passado no off-road, apesar de já ter produzido o SUV LM002 , que deveria ter sido utilizado no Rally Dakar mas nunca chegou a competir. A Huracán Sterrato nasceu como conceito em 2019 e foi oficialmente apresentada em novembro do ano passado, poucos dias após o 911 Dakar.
No caso do esportivo italiano, a suspensão foi elevada em 44 mm e o visual ganhou elementos plásticos para dar um ar de aventureiro e abrigar os pneus, que ficaram mais largos. O motor segue o mesmo V10 da Huracán de entrada e entrega 610 cv e 61,1 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 260 km/h, um pouco mais do que o 911.
No caso da Huracán, além de reforços estruturais para aguentar a nova finalidade, os pneus também são especiais, mas diferente do Porsche, são do tipo Run-Flat , que podem rodar mesmo com algum furo. A Lamborghini informa que mesmo sem pressão, os pneus conseguem trafegar por 80 km a velocidades de até 80 km/h.
Ainda não há nenhuma unidade da Huracán Sterrato presente no Brasil, mas a importadora “ Direct Imports ” anunciou nas redes sociais uma unidade na cor Verde Anima pronta para chegar ao país, basta apenas desembolsar R$ 3.980.000 , considerando o Euro a R$ 5,30.
Assim como o 911, a Huracán off-road também aparece no configurador de sua fabricante, entretanto, a produção da Sterrato será limitada a apenas 1.499 unidades e não há informações sobre quantas unidades ainda estão disponíveis.
Ainda é cedo para imaginar que as fabricantes de supercarros produzam modelos aventureiros em série ou até outras marcas se aproveitem da ideia. Pensando em uso desses carros no Brasil, essas versões seriam bem vindas para encarar as ruas esburacadas das grandes cidades.