A Fiat fez mais uma comemoração esta semana, além do Mobi que comemorou a marca de 500 mil unidades produzidas . Agora, a fabricante anunciou uma edição especial da Strada, que comemora 25 anos de produção do modelo, iniciada em 25 de outubro de 1998 . O nome escolhido é Edizione 25 , que apresenta alguns retoques especiais por R$ 135.990 , ou seja, R$ 3 mil a mais que a versão topo de linha Ranch Cabine Dupla .
A picape compacta é líder de vendas desde 2021 e já acumula mais de 86,6 mil unidades emplacadas até setembro, sendo a única da categoria que sobrevive na liderança. Isso deve-se pela ótima versatilidade, espaço, motor e consumo. A produção da Strada já ultrapassou 2 milhões de unidades desde o lançamento.
A Fiat Strada é produzida na cidade de Betim, em Minas Gerais e após quatro reestilizações, está na segunda geração. E para comemorar os 9.131 dias que a picape estreou no mercado brasileiro, a Fiat lançou uma edição especial limitada a 1.025 exemplares.
Exterior
A homenagem do exterior começa pela cor Cinza Strato com teto em preto e adesivo da série próximo à lanterna traseira. Os retrovisores vêm com capa em preto e as rodas são destacadas por uma pintura escurecida.
Interior
O interior também ganhou alguns retoques especiais. Os bancos dianteiros são detalhados com o bordado Ultra em vermelho. Abaixo da multimídia, as versões receberão uma placa com o número da unidade.Para completar, as soleiras serão esportivas com a descrição da série, caixa Fiat Box e para-barros. Ao todo, o carro apresenta as mesmas funcionalidades da versão topo de linha.
Relembre os momentos da picape mais vendida do Brasil:
1998: A Fiat Strada é lançada em três versões: Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 8V (92cv) e a topo de linha LX 1.6 16V (106cv).
1999: Chega à versão com Cabine Estendida, inédita no segmento e um marco em termos de diferenciação graças à maior praticidade de poder levar malas ou objetos maiores no interior do veículo, mantendo ainda um bom volume na caçamba.
2000: A picape Strada se torna líder de mercado pela primeira vez em sua categoria.
2001: É lançada a série especial MTV.
2002: Chega a primeira reestilização, a versão Adventure e o motor 1.8 8v em substituição ao 1.6 16v.
2004: Vez da segunda reestilização. A Strada recebeu novo interior, nova carroceria e novos conteúdos.
2006: É lançada a série especial Try on Adventure.
2007: Chega a série Original Adventure.
2008: Ano da terceira reestilização que deu ao modelo aspecto mais robusto, especialmente na versão Adventure, que trazia o bloqueio eletrônico do diferencial Locker.
2009: Melhoria no motor Fire 1.4 que passa a ter 85/86 cv. A Fiat inovou mais uma vez e lançou a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil.
2010: Motor Etorq 1.8 16v chega para substituir o 1.8 8v.
2011: Câmbio automatizado Dualogic passa a equipar a versão Adventure Cabine Dupla.
2012: Chega a quarta reestilização com novo design frontal, acabamento interno e diversos conteúdos. Versão Trekking com motor Etorq 1.6 16v e cabine dupla disponível em todas as versões.
2013: Lançamento da série especial Mangalarga Marchador e reestilização da parte traseira (novas lanternas e caçamba mais alta), além de inovar outra vez com a terceira porta na cabine dupla.
2014: Linha 2015 traz pacote Dark nas versões Trekking e Adventure.
2014: Strada alcança 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.
2015: Série Adventure Extreme chega com central multimídia.
2016: Novas versões são lançadas: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic (cabine dupla).
2018: Freedom 1.4 Cabine Dupla é nova versão da Fiat Strada para linha 2019.
2020: Lançamento da nova geração da Fiat Strada, que ficou mais robusta, tecnológica e moderna.
2021: Strada ganha câmbio do tipo CVT e se torna a primeira com transmissão automática de sua categoria no país.
2023: Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo e é lançada a versão Ultra.