O mundo da eletrificação cada vez vem ganhando mais espaço. Vários tipos de carrocerias já ganharam propulsão elétrica, e esse fenômeno não poderia ficar longe das picapes. No mercado norte-americano já são vistas caminhonetes elétricas como a Ford F-150 Lightning , RAM 1500 REV , Chevrolet Silverado EV , entre outras. Outra montadora que quer ganhar espaço nesse segmento é a Toyota .
Há 5 anos atrás a marca japonesa visava construir carros híbridos, e agora está correndo atrás dos elétricos . Com a proximidade do Japan Mobility Show 2023, nos dias 26 de outubro e 5 de novembro,a Toyota revelou alguns veículos futuristas que estarão presentes no salão, em Tóquio. Entre eles, está uma picape menor que a Hilux com o nome de Toyota EPU .
Para entendermos a dimensão da picape elétrica, comparamos ela com a atual geração da Hilux. O conceito possui 5,07 m de comprimento,1,91 m de largura,1,71 m de altura e 3,35 m de entre-eixos. A Hilux por sua vez mede 5,32 m de comprimento, 1,85 m de largura (sem retrovisores), 1,81 m de altura e 3,05 m de altura. Claramente, o conceito EPU aposta mais na praticidade e transporte de passageiros do que a Hilux.
A empresa japonesa descreve a picape futurista como um protótipo, mas poderá chegar à linha de montagem em poucos meses.
No design, a picape elétrica apresenta um estilo futurista em todos os ângulos. Os faróis são em LED , a grade frontal não ostenta o logotipo da marca, em vez disso, exibe o nome por extenso. Na lateral, destacam-se as maçanetas das portas posicionadas na parte inferior, rodas de liga leve e os retrovisores. Linhas retas e bem definidas percorrem toda a extensão da picape.
Embora a capacidade da caçamba não tenha sido divulgada, sua aparência sugere um espaço generoso. A traseira também se destaca por um design simplificado, complementado por lanternas que se unem. O nome da marca é exibido na região central da traseira, e um discreto spoiler de teto abriga a terceira luz de freio.
O interior da Toyota EPU também adota um estilo futurista. Começando pelo volante , tipo do que vemos nos Teslas, chamados de manche, parecidos com os de avião . Ele se baseia em um guidão de bicicleta denominado de NEO Steer. A própria Toyota vem tentando emplacar esse tipo de volante em seus carros. A Lexus , marca de luxo de propriedade da Toyota, já utiliza esse sistema no RZ 450e .
O painel de instrumentos é integrado com a central multimídia. E entre eles, há um painel que engloba o seletor de marcha, os modos de condução, o botão start stop e o freio de estacionamento automático. Já no centro, possui uma bandeja com carregamento por indução.