Renault Kardian inaugura nova era da Renault no Brasil
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Renault Kardian inaugura nova era da Renault no Brasil

A Renault revelou hoje o novo Kardian , seu SUV destinado a concorrer com rivais de peso, como  Fiat Pulse e Volkswagen Nivus . Embora tenha sido apresentado agora, o modelo começará a ser produzido na fábrica de São José dos Pinhais, Paraná , em janeiro de 2024 . Vendas mesmo só em março do ano que vem, ocasião em que devem ser apresentados preços e demais detalhes. Foram investidos cerca de R$ 2 bilhões para desenvolvimento, adaptação da fábrica, produção de um novo motor , entre outros. 

Ao perguntarmos se o Kardian tinha algum parentesco com o Sandero Stepway europeu , cuja terceira geração nunca foi trazida ao Brasil, os representantes da marca francesa afirmaram categoricamente que o carro não compartilhava elementos com o Dacia

O Kardian tem uma identidade bem diferente dos carros da Renault produzidos no Brasil, uma linguagem de estilo que estreou por aqui no Megane E-Tech . Os faróis são divididos em luzes de rodagem diurnas e um conjunto de luzes principais de facho alto e baixo, todos de LEDs , com espaço também para o jogo de faróis de neblina.

Renault Kardian traz grade com elementos tridimensionais e conjunto óptico em três elementos
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Renault Kardian traz grade com elementos tridimensionais e conjunto óptico em três elementos

A grade vai pelo caminho da tridimensionalidade e evidencia o novo logotipo do fabricante , reservando também espaço para o "bocão inferior". O jogo entre elementos pretos e na cor da carroceria reforça os recortes ousados do para-choque e conjunto de iluminação. Somado a isso, em nome da robustez visual, há protetor inferior prateado e capô envolvente, elevado e vincado. 

Lateralmente, fica evidenciada a altura elevada da suspensão: são 20 cm de altura do solo . A linha de vidro ascendente é emoldurada à moda da gama europeia, se juntando ao teto bicolor. Disponíveis na versão de lançamento, os racks levam até 80 kg e também podem ser configurados na posição transversal . As rodas aro 17 são diamantadas, mesclando tons metálicos e escuros, e calçam pneus Pirelli Scorpion 205/55 R17 .

Lanternas do novo Renault Kardian são inspiradas no Espace e no Captur europeus
Divulgação/Renault
Lanternas do novo Renault Kardian são inspiradas no Espace e no Captur europeus

Cristalinas, as lanternas incorporam o formato da letra "C", invadindo a tampa e fazendo um belo conjunto com o elemento metalizado do para-choque traseiro. 

Além do nosso país, o Kardian será produzido no Marrocos , na África, de onde devem ser exportados os carros destinados aos países europeus, cabendo ao Brasil a missão de suprir os modelos que serão exportados para outros mercados, principalmente os da América Latina , foco inicial da Renault.

A despeito da distância de tempo da produção e comercialização, já foram liberadas muitas informações do Kardian. A começar pela nova plataforma modular, uma variante aperfeiçoada da CMF-B em vários pontos. Capaz de ser adaptada a comprimentos que vão de 4 a 5 metros , a arquitetura também permite distâncias entre-eixos de 2,60 m a 3 m , além de incluir a possibilidade do uso de tecnologias híbridas do tipo leve ( 48V ), plena (mesmo sistema de um Toyota Corolla Hybrid , por exemplo). Entretanto, não é prevista nenhuma configuração elétrica ou híbrida plug-in

Renault Kardian aposta em teto bicolor e espaço interno para incomodar os rivais de categoria
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Renault Kardian aposta em teto bicolor e espaço interno para incomodar os rivais de categoria

O Kardian se encaixa próximo às bases de ambas medidas. O comprimento é de 4,12 m e o entre-eixos tem 2,60 m . Embora se encaixe no perfil de vários rivais, o posicionamento de mercado ficará em uma faixa mais parecida com a do Fiat Pulse (4,10 m e 2,53 m) e do Volkswagen Nivus (4,26 m e 2,56 m), com clara vantagem para o Renault em entre-eixos. 

É importante ressaltar que o VW tem preços entre R$ 130.890 e R$ 147.890 , valores iniciais das versões Comfortline e Highline, respectivamente. Por sua vez, o Fiat Pulse Impetus, o mais caro, começa em R$ 133.490 . Claro que os preços oficiais não serão revelados agora, no entanto, esperar que o Kardian mais caro chegue próximo da casa dos R$ 140 mil ou R$ 150 mil é uma projeção possível

Há um outro elemento de ligação do trio: o uso de motor 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta . No caso do novo Renault, o propulsor é uma versão reduzida do 1.3 turbo TCe de quatro cilindros do Duster e Oroch , aquele projetado em parceria com a Mercedes-Benz. O tricilíndrico rende 125 cv, potência divulgada com etanol - ainda não foi falado o número com gasolina - e 22,4 kgfm de torque de 2.000 a 4.000 rpm, sendo que cerca de 90% da força está disponível abaixo dos 1.000 rpm. No geral, são números próximos aos 128/116 cv do Nivus e 130/125 cv do Pulse, mas com a vantagem de ter 2 kgfm do que os 20,4 kgfm dos concorrentes. 

Segundo o  Autos Segredos , o Kardian também terá opção 1.6 aspirada , propulsor que já é usado em outros Renault há muito tempo. Não se sabe a potência e o torque final, mas o SCe atual rende 118/115 cv e 15,9 kgfm . É justamente essa motorização que pode o aproximar mais do Pulse, que tem motor 1.3 aspirado nas opções mais em conta, cobrindo a faixa dos R$ 110 mil a R$ 115 mil . Até nas opções de câmbio eles são parecidos: manual ou CVT. Por enquanto, apenas o 1.0 turbo foi divulgado. 

O conjunto mecânico também se destaca por ter câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas , caixa com embreagens banhadas a óleo . O fato delas serem úmidas ajuda a afastá-la da má fama das do tipo "secas", famosas por falhas e ruídos, especialmente o Powershift . A transmissão também chama atenção por usar seletor eletrônico do câmbio , uma pequena aleta que não tem uma conexão mecânica. A particularidade permite liberar um bom espaço para porta-objetos, porta-copos e bandeja de recarga sem fio do celular. Se você quiser fazer trocas manuais, as aletas no volante estão lá.

Detalhe do novo seletor de marchas e freio de estacionamento eletrônico do Renault Kardian
Divulgação/Renault
Detalhe do novo seletor de marchas e freio de estacionamento eletrônico do Renault Kardian

Sinceramente? Deixar os câmbios automáticos de dupla embreagem trabalharem livres deve ser a melhor opção. Esse tipo de transmissão evita as interrupções durante as passagens, um truque que é possível graças ao funcionamento independente das embreagens. Uma delas controla as marchas ímpares, deixando para a outra as marchas pares. Com isso, as trocas se alternam sem interromper a força. 

Sei que tudo isso é uma projeção, mas se o Kardian ficar na faixa dos 1.200 kg, a relação peso potência não deve se afastar tanto dos 9,5 kg/cv, o que fica não muito longe dos Fiat e VW. O que vai ajudá-lo é a relação mais favorável de torque e peso, além da rapidez desse tipo de transmissão. O Pulse tem caixa CVT e o Nivus, por sua vez, aposta no câmbio automático de seis marchas. Apostamos que a aceleração de zero a 100 km/h será abaixo dos 10 segundos

Voltando ao capítulo medidas, a largura é de 1,77 m (2,02 m com os retrovisores) e a altura varia entre 1,54 m (sem as barras de teto) e 1,59 m (com as barras). 

O porta-malas oferece 410 litros , mas é necessário parar um pouco antes de comparar aos 380 l do Pulse, pois o Fiat está mais próximo dos 300 l do Argo, carro que lhe deu origem. A diferença entre o SUV e o hatch é atribuída à mudança no padrão de medição. Antes eram usados bloquinhos (VDA), método que deu lugar ao padrão líquido, mais generoso e mais afastado da capacidade real de acomodação de objetos. Como teve a seção traseira bem alterada em relação ao Polo, o Nivus leva 415 l - o hatch comporta 300 l. Para ajudar na hora de expandir o espaço de maneira mais prática, o banco traseiro do Renault é bipartido 60/40

Renault Kardian terá iluminação interna nas portas e painel de instrumentos digital
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Renault Kardian terá iluminação interna nas portas e painel de instrumentos digital

Por dentro, o painel tem linhas parecidas com as da gama Dacia europeia, como também os veículos vendidos no Brasil, em pontos como saídas de ar, comandos do ar-condicionado digital , entre outros. Mas há elementos bem diferentes, exemplo do painel digital de 7 polegadas que pode ser configurado com oito cores de fundo, combinando com os diferentes tons de iluminação dos LEDs das portas. A tela do quadro de instrumentos é do mesmo tamanho da usada pelo Pulse, mas perde para a de 10,25" do Nivus. Afora isso, ambos concorrentes têm centrais de 10,1".

Há enxertos de couro sintético nos painéis e nos apoios de braço das portas, todos com costuras aparentes. Acabamentos macios terminam por aí, nada que fuja da regra dos compactos nacionais. O freio de mão eletrônico tem auto hold (segura a pressão nos freios em paradas e libera ao tocar no acelerador) e deve ser de série apenas nos Kardians mais caros .

A conectividade é reforçada pela central multimídia de oito polegadas , pelas quatro entradas USB (duas à frente, incluindo uma do tipo USB A, e duas atrás) e conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay . A tela pode ser combinada aos tons de ambientação da cabine e do sistema Multi-Sense. Ele permite escolher o comportamento e o ambiente de bordo de acordo com a vontade do condutor e dos três modos de condução : Eco, Sport e MySense, sendo o último configurável. 

A ergonomia para o motorista é garantida com a ajuda do volante ajustável em altura e distância - sem abrir mão do prático controle do som na coluna - e dos bancos envolventes. Os revestimentos podem vir no degradê de laranja da Premier Edition ou em outros tons e padrões - foram exibidas opções associadas ao nome de versões diferentes, exemplos de Evolution, Techno e Iconic. 

Espaço interno do Renault Kardian é bom até para adultos
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Espaço interno do Renault Kardian é bom até para adultos

Atrás, o espaço é bom até para passageiros altos. Mesmo sendo corpulento e com altura de 1,84 m, minha cabeça ainda ficou longe do teto, enquanto as pernas não encostam muito nos bancos da frente. A largura pode levar três pessoas mais baixas, uma vez que ainda há um túnel central. O console poderia ter incorporado saídas de ar traseiras.

Um ponto o afasta muito dos rivais: a segurança . Os seus concorrentes não oferecem suítes completas de salvaguardas. Exemplo: nas versões equivalentes ao Kardian mais completo, o Pulse tem frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e comutação automática de farol alto, mas traz apenas quatro airbags. Já o Nivus aumenta o número de airbags para seis e conta com controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma.

Só que o Kardian traz os seis airbags , os mesmos controles de cruzeiro adaptativo , frenagem automática , e adiciona sensores de ponto-cego (funcionam entre 30 e 140 km/h), câmera 360 graus e alerta de distância segura (é medido em segundos e suas frações), um pacote mais global.

Serão cinco opções de cores: branco Glacier , cinza Etoile , cinza Cassiopée , preto Nacré e a inédita cor laranja Energie .

Parte do plano estratégico Renaulution , o Kardian representa, de fato, uma nova fase da Renault . A marca pretende reforçar mais a sua presença no mercado e, para tal, também produzirá no país outros derivados da mesma plataforma .

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