Calibrar os pneus é tão importante quanto verificar o de desgaste ou alinhar o veículo . Mais ou menos ar nos pneus podem influenciar no comportamento dinâmico e até influenciar no desgaste. Algumas pessoas podem pensar que rodar com mais pneu com uma pressão acima do recomendado pode ajudar em casos em que o pneu pode apresentar alguma fuga de ar, mas segundo os especialistas ouvidos pela reportagem, não há nenhuma situação em que é recomendado ultrapassar a calibragem recomendada .
Segundo Hugo Terazaki , Gerente de Serviços Técnicos da Dunlop , o condutor nunca deve calibrar os pneus além do especificado pela fabricante do veículo e explica os riscos que essa ação podem causar:
“A calibração em excesso pode causar a perda da estabilidade e da capacidade de frenagem, além de aumentar as chances de o pneu romper-se durante a rodagem”, explica o especialista.
É importante que o motorista observe a quantidade de carga que o veículo está transportando, isso porque é necessário uma calibração específica para rodar com somente uma pessoa e outra para trafegar com cinco ocupantes e bagagem , por exemplo:
“A pressão de ar dos pneus deve ser ajustada sempre conforme o que recomenda a fabricante dos veículos, que preveem a utilização com carga parcial, total ou demais condições específicas”, conclui Terazaki
Uma dessas condições específicas pode ser um trajeto fora de estrada , por exemplo. Segundo Rafael Astolfi , gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas, por um curto período de tempo, o veículo pode rodar com pouca pressão nos pneus .
“Por trajetos curtos e sob baixíssimas velocidades, a pressão dos pneus pode ser reduzida para evitar atolamentos terrenos de areia fofa ou lama. Uma prática já bastante conhecida pelo brasileiro. Por motivos óbvios, é importante recalibrar os pneus para sua pressão normal de trabalho ao veículo retornar para a via pavimentada.” Explica Astolfi.
Um pneu mais vazio possui uma capacidade de deformação maior, e o composto consegue passar por pedras ou galhos sem tanta resistência. A área de contato maior , ocasionada por pneus com pressão reduzida, auxilia em situações de areia fofa ou lama . Entretanto, é necessário tomar muito cuidado com a quantidade de pressão perdida nos pneus, já que com baixa pressão, o pneu pode acabar se soltando da roda .