O que uma marca espera que seus clientes façam com suas picapes 4x4 ? Utilizá-las fora de estrada é um dos principais usos, mas a Toyota não pôde divulgar uma propaganda da Hilux justamente por esse motivo.
O comercial deveria divulgar a versão Invincible X da Hilux e mostrar que a picape pode explorar terrenos remotos, mas também encarar as grandes cidades, mas sua exibição foi proibida pela Advertising Standards Agency , agência reguladora de publicidade do Reino Unido , por demonstrar falta de responsabilidade social com o meio ambiente .
O caso foi levado para a agência reguladora por um grupo chamado “ Adfree Cities
”, que luta por cidades e espaços públicos com menos anúncios publicitários
, e impugnou dois comerciais da Toyota, o primeiro exibido nas redes sociais em 2020.
A propaganda mostra dezenas de picapes Hilux trafegando por um ambiente rural e atravessando rios
, como se fosse um manada de cavalos correndo, antes de entrar em uma estrada e depois alcançar a cidade grande.
O locutor afirma: “Um dos verdadeiros espetáculos da natureza” e encerra com: “Toyota Hilux, born to roam”, que na tradução seria algo como nascida para viajar ou viajar sem rumo , demonstrando que a picape tem potencial para todos os ambientes e terrenos.
A segunda peça publicitária era um cartaz com os mesmos dizeres e a mesma ideia, diversas Hilux em um ambiente inóspito, mas dessa vez com pedras.
Os comerciais foram retirados do ar e a agência reguladora decidiu que a propaganda “apresenta e tolera o uso dos veículos de uma maneira que desconsidera seu impacto na natureza e no meio-ambiente”.
A Toyota se defendeu afirmando que a Hilux foi desenvolvida para as “situações e ambientes mais desafiadores” e que veículos com as capacidades mostradas no vídeo são necessários por fazendeiros e outros públicos que trabalham em regiões remotas e com terrenos não asfaltados.
A marca ainda declarou que a filmagem aconteceu em uma propriedade privada na Eslovênia e que contou com a permissão do dono do local para a gravação do comercial. Além disso, a marca reiterou seu compromisso com as causas ambientais, já que comercializa veículos eletrificados desde 1997.