Quando pensamos em carros esportivos ou supercarros , logo pensamos em motores barulhentos, velocidade, aceleração, cores chamativas. Se você já viu algum pelas ruas já reparou no tamanho dos pneus desses carros ? Geralmente, a maioria dos esportivos utiliza pneus de proporções diferentes, com o eixo traseiro recebendo as maiores medidas. Mas qual a razão disso?
Conversamos com o representante técnico de uma fabricante de pneus para entender por que isso acontece, mas antes, vamos exemplificar: A oitava geração do Chevrolet Corvette , por exemplo, é equipada de fábrica com pneus Michelin Pilot Sport 4 S de medidas 245/35 R19 na dianteira e 305/30 R20 no eixo traseiro .
Para efeito de comparação, a Chevrolet Silverado , lançada recentemente no Brasil, é equipada com pneus 275/70 R20 e o Onix , carro mais vendido da marca no país, conta com pneus 185/65 R15 .
Segundo Rafael Astolfi , gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas , isso acontece pois pneus mais largos amplificam a capacidade de tração , algo fundamental para esses carros:
“A maior área de contato oferecida por pneus mais largos aumenta o poder de tração e frenagem do veículo, além de aumentar o grip (aderência) nas curvas. Em veículos esportivos, ter essa vantagem é interessante, apesar de trazer restrições para as possibilidades de rodízio e obrigar o motorista a comprar pneus diferentes para o eixo dianteiro e para o eixo traseiro”, explicou.
Além de atrapalhar o rodízio , os preços desses pneus são muito mais elevados. Uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar os pneus traseiros do Corvette por valor es acima dos R$ 3 mil , enquanto quatro pneus novos do Onix, saem por volta de R$ 1.500 .