C3 Aircross é mais que um
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C3 Aircross é mais que um "C3" alongado

Sete meses após a apresentação oficial do C3 Aircross , a Citroën  finalmente lançou o modelo. O segundo projeto da família C-Cubed chega ao mercado nacional em três versões , a partir de R$ 109.990 (preço para venda on-line) sempre com motor 1.0 turbo de 130/125 cv e câmbio automático do tipo CVT e opções de cinco ou sete lugares .

“O Novo SUV Citroën Aircross é uma resposta às necessidades de nossos clientes, com a inovadora opção de sete lugares, um diferencial único para o concorrido segmento de B-SUVs no Brasil”, afirma Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para a América do Sul. 

O Novo C3 Aircross é tratado pela Citroën como um SUV , muito por conta da sua altura em relação ao solo de 23 cm (5 a mais que o C3 ) e principalmente pela capacidade de transportar até sete pessoas . Essa configuração estará disponível em todas as três versões: Feel , Feel Pack e Shine .

Citroën C3 Aircross
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Citroën C3 Aircross

À primeira vista, o C3 Aircross se diferencia do C3 Hatchback  por conta da dianteira levemente modificada. O para-choque foi remodelado e agora ganhou novas entradas de ar. Essa mudança é necessária por conta do sistema de refrigeração do motor T200 , que não é oferecido no hatchback. Nas laterais, o Aircross conta com um aplique plástico na base das portas, mas a principal diferença é a partir da coluna C , que no C3 Aircross foi ampliada para receber justamente os dois assentos extras .

Na traseira, a mudança entre os dois veículos é mais notável. Além do emblema T200 , uma faixa preta conecta as duas lanternas, que possuem um desenho exclusivo em formato de C , e invadem a lateral do veículo. Além disso, as rodas de 16 polegadas nas versões Feel e Feel Pack e 17” na versão Shine  (todas exclusivas do Aircross) completam o pacote de diferenças externas entre os C3 .

Desenho da seção traseira é exclusivo da versão Aircross
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Desenho da seção traseira é exclusivo da versão Aircross

Na fita métrica, o C3 Aircross mede 4,32 metros de comprimento ; 1,72 m de largura (sem espelhos) ou 1,79 m (com espelhos); 1,66 m de altura; 2,65 m de entre-eixos e porta-malas de 493 litros com a terceira fileira de bancos removidos. Para comparação, o C3 Hatch mede 3,98 m de comprimento; 2,54 m de entre-eixos e porta-malas de 315 litros (VDA).

O motor é o já conhecido Turbo 200 de origem Fiat e que agora está se espalhando pelas demais marcas do grupo Stellantis . Esse propulsor de 1.0 litro e três cilindros , entrega 130/125 cv com etanol/gasolina e torque de 20,4 kgfm independente do combustível . O câmbio será sempre o automático do tipo CVT de sete marchas simuladas e que permite três modos de condução: Sport, sequencial com trocas manuais pela alavanca ou modo tradicional, que busca uma maior eficiência de combustível.

Motor
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Motor "T200" é o mesmo que equipa os Fiat Pulse, Strada, Fastback e Peugeot 208

O consumo de combustível divulgado é de 7,4 km/l no etanol e 10,6 km/l na gasolina em ciclo urbano e 8,6 km/l e 12,0 km/l com etanol/gasolina na estrada.

Por conta da nova motorização, o C3 Aircross conta com discos de freio dianteiros maiores  (diâmetro de 284 mm contra 252 mm do C3 Hatch), e freios a tambor na traseira de 228 mm de diâmetro (203 mm do hatch).

Segundo a Citroën , o C3 Aircross recebeu um trabalho especial na fixação do motor ao chassi do carro para reduzir a passagem de vibração para a carroceria . A marca afirma que o sistema de suspensão é exclusivo do Aircross. Os ângulos de entrada e saída são de 23,8 e 32º respectivamente.

Interior recebe acabamento em tons diferentes do C3 hatchback
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Interior recebe acabamento em tons diferentes do C3 hatchback

Internamente, o C3 não consegue fugir do seu nome , mas traz itens que o diferenciam dos demais carros oferecidos pela marca atualmente. O painel é o mesmo do C3 hatchback , mas ganhou novas texturas. A central multimídia é a já conhecida Citroën Connect de 10 polegadas sensível ao toque que permite conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio . A novidade aqui é o painel de instrumentos digital de 7” que oferece seis configurações de telas e duas opções de cores. 

Painel digital é item exclusivo do C3 Aircross
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Painel digital é item exclusivo do C3 Aircross

Segundo a Citroën, os bancos também receberam um cuidado extra e agora contam com um novo tipo de espuma para tornar longas viagens menos cansativas. Entretanto, a principal novidade é o sistema de ar-condicionado para a segunda e terceira fileira de bancos , instalado no teto. A fabricante afirma que o compressor e o trocador de calor foram reforçados para lidar com os ocupantes e tamanho extras do C3 Aircross .

Os sexto e sétimo lugares são acionados “em duas rápidas etapas” segundo a fabricante e são apoiados por uma mola a gás. Caso seja necessário utilizar o espaço para transportar bagagem, os bancos pesam pouco mais de 8 kg e podem ser rapidamente retirados e o espaço se torna um amplo porta-malas com 493 litros. Os ocupantes desses assentos contarão com entradas USB e porta-objetos dedicados .

C3 Aircross permite que banco traseiro seja completamente removido
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C3 Aircross permite que banco traseiro seja completamente removido

De série, o C3 Aircross traz já a tela de 10 polegadas, volante com comandos de som, três entradas USB, seis alto-falantes, banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos com função one touch, airbags frontais , direção elétrica, controle de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa.

A versão Feel de 7 lugares adiciona os dois assentos extras e sistema de ventilação no teto . Os opcionais para a versão Feel são: Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira) e Pack Design (embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas).

A versão intermediária ( Feel Pack ) adiciona: Sensor de estacionamento traseiro , rodas de liga-leve de 16 polegadas com pneus 205/65, airbags laterais , apoio de braço para o motorista, retrovisores elétricos e ainda ganha o opcional do Pack Comfort (Faróis de neblina + câmera de ré), além dos pacotes opcionais da versão Feel.

A variante topo de linha é a Shine que de série já traz rodas de 17 polegadas e pneus 215/60, teto na cor preta, faróis de neblina, câmera de ré, bancos e volante com forração premium, grade do radiador pintada em preto brilhante, acabamento exclusivo traseiro em preto brilhante. Nessa opção, os opcionais são os pacotes Protection e Design, além do teto na cor branca .

Terceira fileira de bancos pode não ter muito espaço, mas terá conectividade
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Terceira fileira de bancos pode não ter muito espaço, mas terá conectividade

A versão de Shine de sete lugares é a única a contar com duas portas USB de recarga rápida para a terceira fileira de bancos.

Confira a tabela de preços para a linha 2024 do Novo C3 Aircross :

Citroën Aircross Feel Turbo 200 AT: R$ 109.990*
Citroën Aircross Feel Pack Turbo 200 AT: R$ 119.990
Citroën Aircross Shine Turbo 200 AT: R$ 129.990

*Preço apenas para vendas on-line

Os valores acima são referentes às versões de cinco lugares . A Citroën informou que os preços das opções de sete lugares serão revelados posteriormente. A fabricante ainda afirmou que a distribuição para os revendedores começa a partir do dia 30 de novembro, mas somente nas opções de cinco lugares .

Segundo a Citroën, o C3 Aircross terá um pacote especial de revisões. As três primeiras serão gratuitas , mas o cliente terá a opção de comprar até sete serviços de manutenção periódica e acrescentar o valor no financiamento do veículo.

O Novo Citroën C3 Aircross está disponível em cinco cores: Preto Perla Nera, Cinza Artense, Cinza Grafito, Branco Banquise e Vermelho Rubi, com as opções de teto em Preto Perla Nera ou Branco Banquise.

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