Trajeto preparado pela Chevrolet permitiu testar as capacidades da nova Silverado
Fábio Gonzalez/Chevrolet
Trajeto preparado pela Chevrolet permitiu testar as capacidades da nova Silverado

A Chevrolet lançou oficialmente a Silverado no Brasil. Após 21 anos de ausência no mercado nacional , o veículo mais vendido da marca no mundo chega para brigar no segmento das picapes grandes, todas com motorização V8 , custando R$ 519.990 .

À primeira vista, a Silverado pode assustar por conta do seu porte. São 5,91 metros de comprimento, 2,06 m de largura (sem contar com os retrovisores), 1,94 m de altura e 3,74 m de entre-eixos , a maior da categoria neste quesito. A caçamba suporta 1.781 litros (também a líder no quesito) e 716 kg de carga , perdendo apenas para a Ford F-150 Lariat . Ainda sobre a caçamba, a tampa da peça pode ser aberta e fechada de forma elétrica, por botão ou pela chave do veículo.

Interior da Silverado mescla elementos em couro e madeira
Divulgação
Interior da Silverado mescla elementos em couro e madeira

Entrando na cabine, tudo também é superlativo, principalmente considerando as picapes menores, Montana  e S10 , mas o conforto não foi deixado de lado. O interior conta com couro azul escuro e costuras em tom bege no painel, bancos, console central e nas portas.

O material dá ao veículo uma pegada Premium , afinal, pelo preço, ele acaba competindo com modelos de luxo , como BMW , Land Rover , Volvo , Audi , Mercedes-Benz, entre outros, mesmo com funções e público-alvo diferentes. A própria Chevrolet afirmou que o mercado “Super Premium”, de R$ 450 mil a R$ 600 mil, é dominado pelas picapes. A estimativa é que 50% das vendas dos veículos nessa faixa de preço sejam de picapes , seguidas de SUVs (40%) e os 10% restantes sendo representados por sedãs e cupês.

Ajustes de volante (altura e profundidade), bancos (com memória para o motorista) e retrovisores são todos elétricos. Além disso, o volante pode ser aquecido, os bancos oferecem aquecimento ou refrigeração e o espelho retrovisor central funciona em dois modos: Comum ou câmera, que mostra a visão a partir da tampa da caçamba.

Segundo a Chevrolet, a Silverado High Country conta com alguns itens diferentes em relação à versão oferecida nos Estados Unidos. A configuração escolhida para o Brasil é baseada na High Country americana, mas traz um kit off-road exclusivo , que adiciona pneus todo-terreno , amortecedores Rancho (disponíveis apenas na Silverado Z71 nos EUA), assistente de declive e assoalho reforçado , que segundo a Chevrolet, funciona como uma armadura para o motor e o câmbio da picape.

Retrovisores são exclusivos permitem visualização mais fácil para rebocar objetos
Divulgação/Chevrolet
Retrovisores são exclusivos permitem visualização mais fácil para rebocar objetos

Os retrovisores também são exclusivos . A configuração escolhida para a Silverado brasileira só é oferecida na Silverado 2500 “Heavy Duty” nos Estados Unidos. Além dos controles elétricos, a peça é dividida em dois elementos, com o inferior sendo pensado para observar o trailer em caso de reboque.

Por falar em reboque, como uma boa picape norte-americana, a capacidade da Silverado de puxar trailers ou outros itens é muito importante. O modelo consegue rebocar (com freio) até 4.128 kg, a maior entre as suas rivais .

Para puxar 4 toneladas , além dos 2.505 kg da Silverado em ordem de marcha, o motor escolhido é um V8 5.3 32V a gasolina de 360 cv (entregues a 5.600 rpm) e 52,9 kgfm de torque (disponíveis aos 4.100 giros). A transmissão é automática de 10 velocidades , com borboletas para troca de marchas atrás do volante, e a tração é 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida.

Em termos dinâmicos, o propulsor não falha. Apesar de não ser tão potente quanto suas concorrentes, a Silverado não deixa a desejar quando o assunto é força no uso urbano ou em estradas, ao realizar ultrapassagens, por exemplo. É nas estradas, aliás, que a picape se mostra em casa. Dirigi-la nessas condições é bem fácil e, apesar do tamanho generoso, os assistentes de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo auxiliam o condutor a se manter no traçado. O Head-up display exibe informações de velocidade e até algumas placas de sinalização de forma clara e simples, facilitando a vida do condutor, que só precisa de uma CNH categoria B .

Head-Up Display conta com uma ótima resolução e pode ser configurado conforme escolha do condutor
Maurício Campelo
Head-Up Display conta com uma ótima resolução e pode ser configurado conforme escolha do condutor

Entre os demais dispositivos de segurança oferecidos pela Silverado , estão: Sistema de detecção de pedestres com frenagem de emergência , alerta de colisão dianteiro e traseiro, ponto cego e tráfego cruzado, alerta vibratório nos bancos e o sistema OnStar , que aciona as equipes de resgate em caso de acidente e ainda traz sistema wi-fi nativo . O painel de instrumentos digital conta com 12,3 polegadas é customizável e ainda exibe informações que não estamos muito acostumados a ver, como a vida útil das pastilhas de freio e do filtro de ar, além das horas de funcionamento do motor .

Central Multimídia de 13,4
Maurício Campelo
Central Multimídia de 13,4" pode ser dividida em duas seções. Abaixo estão os controles do sistema de ventilação e de reboque

A central multimídia tem tela de 13,4 polegadas e roda o sistema Google Built-In , que conta com conexão com Android Auto e Apple Car Play sem fio e permite comandar funções do veículo e do celular utilizando apenas a voz. Além disso, ainda pode ser conectado com a assistente pessoal  Alexa , podendo controlar funções de casa, por exemplo, estando dentro do carro. Apesar do bom funcionamento, a peça poderia ser posicionada na horizontal, como na Ram 1500 , o que aumentaria a sensação de veículo premium da picape. Outro ponto que poderia ser melhorado na Silverado é o teto solar , que cobre apenas os bancos dianteiros, enquanto nas rivais já é panorâmico .

Os passageiros viajam de forma bastante confortável. Para entrar na picape, o estribo lateral é ativado assim que a porta é aberta . Os bancos com sistema de resfriamento e o ar-condicionado de duas zonas garantem o conforto necessário, mesmo no clima quente do pantanal. 

Na traseira, os passageiros também contam com duas saídas de ventilação e bancos com aquecimento. O que pode causar um pouco de desconforto é a posição dos apoios de braço, instalados na coluna e não no teto, como estamos habituados. A razão do posicionamento é ajudar as pessoas a entrar e sair da cabine.


Como foi o teste

Chevrolet Silverado faz a Trailblazer parecer pequena
Fábio Gonzalez/Chevrolet
Chevrolet Silverado faz a Trailblazer parecer pequena


Dirigir a Silverado é surpreendentemente tranquilo. Encontrar a posição de dirigir é bem fácil, graças aos ajustes elétricos de bancos, direção e espelhos. O tamanho do veículo e dos espelhos são as coisas que o motorista mais nota ao adentrar a picape, mas com o tempo, começa a se habituar com o tamanho. 

Rodamos em Campo Grande - MS , uma cidade mais tranquila que São Paulo e Rio de Janeiro, que são cidades com vias mais apertadas, caminhos que podem fazer o dia a dia ser mais trabalhoso para o proprietário de um veículo de tamanho tão elevado.

Em ambientes com mais espaço, os 360 cavalos podem ser postos à prova e não decepcionam. O bom isolamento acústico faz com que o condutor não perceba que está passando dos limites de velocidade. O motor é bastante silencioso, porém, se exigido, emite o conhecido ronco de um bom e velho V8 .

Painel de instrumentos revela o melhor consumo obtido em uma das unidades de teste
Maurício Campelo
Painel de instrumentos revela o melhor consumo obtido em uma das unidades de teste

Ainda sobre o motor, é importante mencionar que o propulsor conta com o sistema DFM (Dynamic Fuel Management, ou gestão dinâmica de combustível, em inglês), que permite até 17 combinações de acionamento dos cilindros , visando o melhor equilíbrio entre potência ou economia de combustível, dependendo da necessidade e permite o funcionamento do veículo com apenas quatro cilindros.

Segundo a Chevrolet, o consumo de gasolina da nova Silverado é de 6 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada. No trecho entre Campo Grande e Miranda, obtivemos médias de 7,8 km/l . São números elevados para qualquer veículo convencional, no entanto, estamos falando de uma picape grande à moda americana. Para lidar melhor com a aerodinâmica, o modelo tem grade ativa , uma tecnologia que abre ou fecha aletas plásticas para melhorar o fluxo de ar e, com isso, gerar menos resistência aerodinâmica .

Grade dianteira cromada é imponente e traz aletas que se movem para melhorar a aerodinâmica da picape
Divulgação
Grade dianteira cromada é imponente e traz aletas que se movem para melhorar a aerodinâmica da picape

A suspensão é muito bem ajustada para a estrada, mas em situações off-road, ela sofre um pouco, principalmente o conjunto traseiro, composto por feixe de molas semi-elípticas . No pequeno trajeto fora de estrada que presenciamos, a traseira se mostrou bem solta. É bem verdade que a caçamba estava vazia, o que pode ter contribuído para essa sensação, mas nada que passasse insegurança, nesse caso, basta ativar a tração 4x4 e ativar o modo de condução off-road e a Silverado fica mais à mão .

São 24,3 cm de altura do solo em relação ao ponto mais baixo da picape. Apesar do para-choque dianteiro ser bem grande, o ângulo de ataque é de 24,8º , o maior da categoria, inclusive.

No trajeto off-road , a Silverado segue sendo confortável mesmo no banco traseiro, o amplo espaço permite cruzar as pernas, por exemplo, se assemelhando mais com uma sala de estar do que uma caminhonete . O chacoalhar é uma realidade, afinal, a suspensão utiliza feixe de molas, um sistema tradicional que garante mais robustez, mas sacrifica o conforto. Os bancos traseiros podem levar três adultos tranquilamente, mas a pouca inclinação do apoio para as costas pode atrapalhar em viagens mais longas. 

Vale ressaltar que a Chevrolet Silverado traz o que a General Motors tem de mais moderno para seus veículos. Ao todo, são 75 módulos eletrônicos , enquanto a maioria dos carros traz apenas 40, segundo a GM. Todos os módulos podem ser atualizados de forma remota pela fabricante , podendo adicionar uma nova interface ou até mesmo liberar mais potência para o motor , caso a Chevrolet faça uma nova atualização.

Em comparação com a geração anterior da Silverado nos Estados Unidos, a picape que chega ao Brasil está 200 kg mais leve . A fabricante afirma que essa redução no peso se dá por conta do uso de alumínio em partes vitais do veículo, como portas, capô e tampa da caçamba , além de aços de alta resistência no assoalho, o que garante uma melhora de 50% na resistência da seção, e aço comum em demais peças.

Caçamba conta com abertura e fechamento elétricos
Divulgação/Chevrolet
Caçamba conta com abertura e fechamento elétricos

A Silverado é um veículo excelente, podendo ser utilizado na cidade, nas estradas e no off-road. As estradas são seu principal habitat, mas ela não nega o desafio que os mais remotos cantos do Brasil podem proporcionar para ela. 

Contudo, a Chevrolet poderia ter apostado em trazer itens diferenciados, ou um motor mais potente, afinal, entre as picapes grandes ela foi a última a chegar e não é nem a mais barata ou a mais potente , mas sendo a que consegue puxar mais carga. São prioridades, e talvez a marca entenda que puxar trailers seja a principal necessidade dos seus clientes, ou até mesmo uma picape com maior eficiência energética que suas concorrentes.

A Chevrolet aposta na sua tradição em picapes para fazer da Silverado um sucesso. As 500 unidades destinadas à pré-venda esgotaram rapidamente e a Chevrolet adicionou mais 200 veículos ao lote inicial . Com suas principais rivais custando um valor parecido, mas contando com mais de uma versão, a marca terá que se desdobrar para seduzir clientes, ou até mesmo trazer uma opção mais simples , talvez focada em usuários que desejam de maior esportividade, como a RAM faz com a 1500 Rebel , por exemplo.

Ficha Técnica Chevrolet Silverado 2024

Motor: Dianteiro longitudinal, 5.3, oito cilindros em V, 32 válvulas, injeção direta, gasolina, 360 cv a 5.600 rpm e 52,9 kgfm de torque a 4.100 rpm

Câmbio: automático de dez marchas, tração 4X4

Direção: elétrica

Suspensão: Independente com braços articulados e amortecedores Rancho na dianteira e feixe de molas semi-elípticas com amortecedores Rancho na traseira

Freios: discos ventilados nas quatro rodas com sistema ABS 

Pneus: Bridgestone Dueler A/T 275/60R20 - Estepe: 255/80R17

Peso: 2.505 kg

Dimensões : 5,91 metros de comprimento; 2,06 m de largura (sem espelhos); 1,94 m de altura; 3,74 m de distância entre-eixos; caçamba de 1.781 litros; capacidade de carga de 716 kg; e tanque de 91 litros

Aceleração 0-100 km/h: 7,4 segundos

Velocidade Máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

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