Em janeiro de 2022, a Chevrolet anunciou o Equinox EV , confirmando sua produção para 2023, mas até agora, nada aconteceu. Agora, o site Electrek, especializado em carros elétricos, divulgou declarações do Presidente da GM no México, Francisco Garza, confirmando a produção do suv elétrico no primeiro trimestre de 2024 na fábrica de Ramos Arizpe, localizada no território mexicano.
“O Equinox EV também chegará ao México e começará a produção durante o primeiro trimestre do próximo ano”, disse Garza. O executivo afirmou que houveram obstáculos para o início da produção em 2023. Os atrasos dos modelos vieram devido à greve nos Estados Unidos.
O Equinox EV é mais um lançamento elétrico que desembarcará no Brasil junto com a Blazer EV em 2024 . O planejamento é que os modelos cheguem primeiro nos Estados Unidos e depois ao Brasil, como disse Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul no meio do ano.
“Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo ano, logo após o lançamento dos modelos nos Estados Unidos. A marca Chevrolet tem avançado muito em prestígio e admiração junto ao consumidor brasileiro porque tem uma linha de produtos altamente tecnológica e alinhada com o que disponibilizamos de melhor no mundo”, afirmou o Presidente.
CHEVROLET EQUINOX EV
A versão exclusivamente elétrica do Equinox terá duas opções lá fora: batizada de 2RS FWD, o motor proporcionará 213 cv e 32,7 kgfm de torque . A tração será apenas dianteira. E outra versão chamada de 2RS AWD que terá tração integral com 294 cv de potência e 47,8 kgfm de torque .
O carregamento padrão oferecerá 11,5 kW (AC) e 56 km de autonomia por hora e em estação de carregamento rápido (DC) poderá dar 156 kW e 115 km de alcance em aproximadamente 10 minutos .
Segundo a GM, o modelo de tração dianteira terá aproximadamente 513 km de autonomia.
O SUV que deve chegar no primeiro semestre ao Brasil, será produzido a partir da plataforma Ultium, uma nova estrutura dedicada para carros elétricos da GM e que além do Equinox EV e Blazer EV , serve de base para modelos da Cadillac e da futura geração do Bolt EV .
O interior servirá ao condutor uma tela central de 17,7 polegadas, interior com iluminação personalizada e volante, limpadores e bancos dianteiros e traseiros aquecidos.
O visual tem um design mais futurista, com faróis dianteiros finos, rodas aro 19, teto disponível em dois tons e lanternas traseiras ligadas por todo porta-malas.