O Latin NCAP divulgou os resultados do teste do Polo Track. Sem muitas surpresas, o resultado é o mesmo das versões mais caras do hatch - MPI, Comfortline, Highline e GTS -, que obtiveram as mesmas três estrelas para adultos e crianças.
Segundo o instituto, o teste foi incentivado pelo fato do Track ser fabricado em Taubaté (SP), enquanto os demais modelos são feitos em São Bernardo do Campo (SP).
Ao contrário da atualização sem testes de impacto do Virtus , o Polo Track foi submetido aos impactos frontal e lateral de posto, controle de estabilidade, teste do alce (que inclui um desvio súbito e retorno à pista) e proteção de pedestres.
Houve apenas uma pequena mudança. "A única diferença encontrada foi uma atualização na cor do peito no teste de impacto lateral de poste, que foi alterada de amarelo para laranja, oferecendo agora proteção marginal", afirmou o Latin NCAP.
As notas são as seguintes: 29,28 pontos para adultos (73%), 34,95 para crianças (71%), 24,68 para pedestres (51%) e 25 para sistemas de assistência à segurança (58%).
O que não quer dizer que sejam bons resultados. No impacto do poste, a falta de airbags do tipo cortina e o uso de bolsas laterais de tórax e cabeça pequenas lhe prejudicou. Também não há itens de segurança ativa, exemplos de sensor de ponto cego ou frenagem automática em caso de emergência, sendo que o segundo está disponível para o Virtus - não foi por acaso que o sedã recebeu nota cinco.
Mas será que todos os Polos têm o mesmo nível de segurança? Não, uma vez que o Track carece de um item que evita e muito acidentes: os faróis de LEDs. Na época do pré-lançamento do Polo renovado, a marca fez uma apresentação dos faróis de LEDs que equipam as versões MPI, Comfortline e Highline - o GTS utiliza um conjunto Matrix ainda mais moderno.
De acordo com a VW, os LEDs dos modelos intermediários podem atingir até 130 metros de iluminação, alcance 85% superior ao uso de luzes halógenas, além de terem mais de 700 lumens (quantidade de luz irradiada), nível 50% maior. E todos sabem: ver mais longe garante um tempo extra de reação, oferecendo uma dose de segurança bem maior. Pena que isso não foi medido.