Não é novidade que a Toyota planeja diversificar o seu segmento de picapes . Na Ásia, a Hilux Champ surgiu como opção acessível e voltada para o trabalho , agora, as informações apontam para o desenvolvimento de uma picape baseada no Corolla Cross .
O interesse da Toyota em uma rival para a Fiat Toro não é novidade. Em agosto do ano passado, já havíamos noticiado que a fabricante japonesa pensava em uma picape desse porte .
Agora, o portal Autos Segredos , do jornalista Marlos Ney Vidal, apurou que a Toyota já trabalha em uma picape com esse objetivo. Segundo a reportagem, o modelo será produzido em Sorocaba (SP), junto do SUV. Entretanto, sua chegada é esperada somente para 2026 .
Segundo a reportagem, a nova picape terá estrutura monobloco e será produzida sobre a plataforma TNGA , portanto, irá compartilhar diversas peças com o SUV . Capô, para-lamas dianteiros, portas e estamparia lateral devem ser as mesmas. A diferença ficará, obviamente, pela seção traseira, para-choques e faróis .
O interior promete bancos exclusivos, assim como as forrações de porta e painel. Entretanto, a novidade ficará por conta da remoção do freio de estacionamento acionado pelo pé , sendo substituído por um dispositivo eletrônico com função Auto Hold.
Essa estratégia de apresentar um interior diferente para a picape já foi utilizada pela Chevrolet , que ao lançar a Montana , dedicou um tempo de desenvolvimento para criar um ambiente um pouco diferente do carro do qual ela é baseada .
Motores do Toyota Corolla Cross picape
O Corolla Cross já conta com opções híbridas , mas a picape terá um trem de força diferenciado.
Segundo o Autos Segredos o motor será o 2.5 aspirado já utilizado no RAV 4 , onde entrega 178 cv e 22,5 kgfm de torque , mas será configurado para aceitar etanol . Além disso, o sistema será plug-in , ou seja, poderá ser recarregado em tomadas e eletropostos.
As versões de entrada da picape devem contar com o motor 2.0 Dynamic Force
de 177/169 cv (Etanol/Gasolina) e 21,4 kgfm em ambos os combustíveis.
Em termos de segurança, as tecnologias do SUV devem ser transferidas para a picape, como controles de tração e estabilidade, seis airbags
, assistente de partida em rampa e o pacote Toyota Safety Sense
, que adiciona sistema de Pré-Colisão frontal, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Alerta de mudança de faixa (LDA).
A reportagem ainda afirma que a picape será maior que o SUV e terá entre-eixos na casa de 2,8 metros
. Para efeito de comparação, o comprimento do Corolla Cross é de 4,45 m, e o entre-eixos é de 2,64 m. A Toro, por sua vez, mede 4,94 m e 2,99 m nos mesmos quesitos.