A instalações dos radares consiste através de sensores instalados no asfalto
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A instalações dos radares consiste através de sensores instalados no asfalto

O governo de São Paulo anunciou em novembro de 2023 que investirá R$ 196,8 milhões na instalação de mais de 649 novos radares em rodovias estaduais. Além da expansão, haverá a substituição de radares mais antigos por tecnologia mais avançada - as mudanças estão previstas para o primeiro semestre de 2024.

Os novos radares apresentarão a tecnologia OCR , permitindo a leitura automática de placas e a contagem de veículos , com capacidade de transmitir informações em tempo real para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O DER disponibilizou a localização dos 649 novos radares em rodovias. Para verificar, acesse esse link , pressione "CTRL" + "F" (clique juntos), abrirá uma aba de pesquisa no canto superior direito e digite o nome do município ou rodovia desejado para obter a localização exata. Por exemplo, na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), serão instalados 27 novos radares em toda sua extensão de 654 km.

No litoral norte, 22 novos radares serão instalados, sendo dez na Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), que conecta Ubatuba a Taubaté, e 12 na Rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rego (SP-55), ao longo de seus 230 km.

Acima de 100 km/h, a tolerância é de 7%, ou seja, a 110 km/h, o condutor tomará multa se ultrapassar os 118 km/h
DA REDAÇÃO
Acima de 100 km/h, a tolerância é de 7%, ou seja, a 110 km/h, o condutor tomará multa se ultrapassar os 118 km/h

É importante lembrar que todos os radares têm uma tolerância, conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) , devido ao erro de medição, uma vez que os aparelhos não são 100% precisos. Ou seja, se o condutor passar no velocímetro a 102 km/h em um radar de 100 km/h não deverá tomar multa, já que a velocidade do velocímetro não é a real do veículo. Além disso, geralmente, a tolerância dos radares é de 7 km/h até 100 km/h. 

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