O Compass pode ser considerado o principal modelo global da Jeep . No Brasil , são sete anos de liderança no segmento e mais de 425 mil unidades vendidas . Próximo de ganhar uma nova geração, o SUV começa a ter seus detalhes revelados.
Apresentado em setembro de 2016 , a segunda geração do Compass chegou para ser o primeiro modelo produzido no complexo de Goiana (PE) , e desde então vem fazendo muito sucesso no mercado brasileiro.
Com oito anos de produção , a Stellantis já trabalha na evolução do modelo, que pode representar um grande avanço na linha da Jeep, principalmente considerando o mercado brasileiro.
Informações compartilhadas pela imprensa brasileira e indiana, afirmam que a nova geração do Jeep Compass será produzido a partir da plataforma STLA Medium , uma estrutura modular que permite a fabricação de carros híbridos e elétricos . Uma versão exclusivamente elétrica seria inédita na gama do Compass .
Produção em grande volume
Essa plataforma foi revelada em julho do ano passado e já equipa a nova geração do Peugeot 3008 , mas será utilizada por cerca de 2 milhões de carros por ano no futuro , entre as diversas marcas do conglomerado.
No anúncio da STLA Medium , a Stellantis declarou que a plataforma será utilizada por carros do segmento C e D, que contempla hatches compactos , sedãs médios e crossovers de até 5 metros de comprimento . A estrutura permite carros com comprimento entre 4,30 e 4,90 metros , entre-eixos entre 2,70 e 2,90 m e até 22 cm de vão livre do solo .
O Jeep Compass atual mede 4,40 m de comprimento 2,63 m de entre-eixos e 20 cm de vão livre; enquanto o Commander atual oferece 4,76 m de comprimento, 2,79 m de entre-eixos e 21 cm de vão livre, podendo ser outro modelo beneficiado por essa nova arquitetura da Stellantis.
Modelos globais com soluções variadas
Na Europa, o plano da Stellantis é de oferecer apenas carros elétricos a partir de 2030 , entretanto, em diversas partes do mundo como a América do Sul, por exemplo, veículos a combustão ainda possuem muito futuro . Por isso, essa nova plataforma irá permitir o uso de diversas tecnologias de propulsão: apenas combustão , híbrida e 100% elétrica .
A fabricante só divulgou dados da capacidade elétrica da plataforma, que irá permitir motores elétricos de até 390 cv de potência , podendo contar com dois, no caso dos modelos com tração 4x4 , e capacidade de recarga de 20% a 80% em 27 minutos , além de alcance estimado entre 500 e 700 km .
Segundo a imprensa indiana, o Compass estreará por lá em 2026 , entretanto, considerando o sucesso da Jeep no mercado brasileiro , é provável que o lançamento global do modelo seja em nosso país, assim como aconteceu com a segunda geração do SUV.
Mais detalhes devem ser revelados nos próximos meses, principalmente após a Stellantis oficializar seu novo ciclo de investimentos , o que deve ocorrer em breve. Por aqui, temos apenas a confirmação de que carros híbridos serão fabricados no polo industrial de Goiana (PE), onde hoje são fabricados os Jeep Compass , Renegade e Commander, além da Fiat Toro e Ram Rampage .