Após atrasos no cronograma, a Fiat Titano finalmente ganhou uma data de lançamento. Segundo apuração dos colegas do Motor1.com , a primeira picape média da Fiat no mercado brasileiro será lançada em Fevereiro .
A Titano é prometida para o Brasil há bastante tempo e inicialmente, seria vendida como Peugeot Landrek , afinal, o projeto foi criado pela marca francesa em parceria com a chinesa Changan . Entretanto, após a criação da Stellantis , quando a Fiat-Chrysler comprou a Peugeot-Citroën , os planos mudaram. Hoje, a Fiat é a principal marca de picapes no Brasil, com Strada e Toro dominando o segmento.
Visualmente, a Titano não é novidade. O estilo da picape foi revelado no mês de dezembro do ano passado, com as primeiras imagens das versões de produção sendo reveladas na semana seguinte, quando o modelo começou a ser vendido na Argélia .
O mistério, por enquanto, é sobre as versões que serão oferecidas e também a motorização . Na Argélia, o modelo conta com quatro versões: Endurance cabine simples , Endurance cabine dupla , Endurance+ cabine dupla e Volcano. Sempre com motor 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,6 kgfm de torque, acoplado à uma transmissão manual ou automática.
No Brasil, as especulações indicam que o motor escolhido será o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque , já utilizado em modelos como Fiat Ducato , Citroën Partner e Peugeot Boxer .
Produzida no Uruguai , a Titano deverá trazer central multimídia de 10 polegadas (a mesma da Peugeot, mas com grafismos diferenciados), ar-condicionado de duas zonas, conjunto óptico de LED, câmera de ré e retrovisores elétricos.
O preço também é um mistério, mas considerando que a Toro custa R$ 212.990 nas versões topo de linha,e a Ford Ranger , a mais acessível das médias, parte de R$ 234.990 , é de se esperar preços nessa faixa.
Ano agitado para picapes
O ano de 2024 promete ser muito agitado para as picapes, assim como foi o ano passado. Além da chegada da Titano , a nova geração da Mitsubishi L200 , a reestilização profunda de S10 e Amarok , a picape Poer da GWM, que pode ter motorização híbrida, e os facelifts de Ford F-150 e Ram 1500, prometem movimentar bastante o mercado.