SP296 é a principal aposta da Dunlop para o segmento de uso misto em veículos pesados
Divulgação
SP296 é a principal aposta da Dunlop para o segmento de uso misto em veículos pesados

A Dunlop anunciou a chegada do SP926 , seu mais novo pneu para a linha de veículos pesados . Segundo a marca, o novo pneu foi desenvolvido para o mercado brasileiro e testado em situações de uso severo , como no transporte de cana de açúcar , e apresentou o melhor custo por quilômetro em comparação com os rivais.

O pneu foi testado em usinas de cana de açúcar e álcool como Batatais (SP) e Dacalda (Jacarezinho-PR), e apresentou desempenho superior aos rivais, segundo apontaram documentos compartilhados com os jornalistas. De acordo com a Dunlop, o SP926 poderá ser utilizado em caminhões betoneira , canavieiros , coleta de lixo , e terraplanagem .

Durante o período de testes, aproximadamente 5.368 unidades foram entregues para as usinas e equiparam 159 caminhões , rodando entre 4 e 10 mil km/mês , dependendo da dificuldade do terreno da usina.

Sendo um pneu destinado somente à tração , o SP926 conta com medidas 295/80R22,5 , possui índice de carga 152, 1069 mm de diâmetro, 304 mm de largura de seção, 26,1 mm de profundidade de sulco, além de contar com 4 camadas de aço na sua estrutura, o que garante um alto índice de recapagem.

O SP926 ficou três anos em desenvolvimento e apresenta maior durabilidade, sulcos 31% mais profundos que seu antecessor, um desenho que permite autolimpeza e talão reforçado com dupla camada de nylon . Além disso, a fabricante afirma que o diferencial do seu pneu é a construção no método Sun System, que permite que os pneus sejam produzidos sem emendas nas partes de borracha .

O SP926 faz parte de um segmento de pneus de uso misto, ou seja, podem rodar fora de estrada em terrenos de difícil acesso, e por isso, conta com um composto diferenciado, proporcionando mais resistência a corte e picotamento.

Pneus para esse tipo de uso representam 19% da segmentação de mercado de pneus da linha pesada no país , ficando atrás apenas dos pneus rodoviários, que representam 67% do mercado.

Documentos comprovam os testes

Segundo documentos compartilhados pela fabricante, os relatórios das usinas em que os pneus foram testados mostram que o SP926 conseguiu rodar uma quilometragem maior com a banda original. Em um dos testes, na usina Olho D’água em Camutanga (PE), foram, em média, 70.325 km rodados com a banda original do pneu , superando o rival fabricado pela Goodyear em 13 mil km . Além disso, os Dunlop apresentaram 9,3 mm de profundidade de sulco remanescente, enquanto o rival não passou de 7 mm.

Ritmo de Crescimento

Sumitomo é a proprietária de Dunlop e Falken
Divulgação
Sumitomo é a proprietária de Dunlop e Falken

Segundo a Dunlop , a operação da marca tanto no segmento de carros de passeio quanto de veículos pesados irá crescer nos próximos anos. A fabricante ainda não encerrou o ciclo de investimentos de 2,46 bilhões de reais, restando R$ 1 bi a ser integralizado . A previsão é que esse valor seja aportado até 2025, com estudos de novos investimentos a partir de 2026.

Atualmente, a capacidade produtiva da planta de Fazenda Rio Grande (PR) é de 20 mil pneus/dia , com os modelos da linha pesada representando cerca de 1,5 mil unidades diárias. A expectativa é que até 2029 esse número seja dobrado, e que a produção total da fábrica alcance 30 mil unidades já em 2025 .

Segmento de caminhões tem grande potencial de crescimento dentro da Dunlop
Divulgação
Segmento de caminhões tem grande potencial de crescimento dentro da Dunlop

Esses novos investimentos feitos pela Dunlop fazem parte de um plano de aumentar a participação da marca no mercado brasileiro. Atualmente, a marca equipa Fiat Mobi , ArgoStrada e Pulse AbarthHonda City hatch e sedã, Toyota Yaris (Hatch e sedã), Corolla CrossCorolla sedã Altis e Hybrid, Hilux cabine simples, dupla e SW4 , além de Volkswagen Polo  e Virtus .

Entre os comerciais, a Dunlop já equipa os Volkswagen Constellation em diversas medidas, os Iveco Daily e Tector , além dos Volare Marcopolo .

Os planos da Dunlop consistem em aumentar a capacidade produtiva e equipar novos produtos na linha de passeio como comerciais/pesados. Aos jornalistas presentes na fábrica, a Dunlop confirmou que irá equipar, por exemplo, o próximo SUV da Toyota , o Yaris Cross .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!