A Dunlop anunciou a chegada do SP926 , seu mais novo pneu para a linha de veículos pesados . Segundo a marca, o novo pneu foi desenvolvido para o mercado brasileiro e testado em situações de uso severo , como no transporte de cana de açúcar , e apresentou o melhor custo por quilômetro em comparação com os rivais.
O pneu foi testado em usinas de cana de açúcar e álcool como Batatais (SP) e Dacalda (Jacarezinho-PR), e apresentou desempenho superior aos rivais, segundo apontaram documentos compartilhados com os jornalistas. De acordo com a Dunlop, o SP926 poderá ser utilizado em caminhões betoneira , canavieiros , coleta de lixo , e terraplanagem .
Durante o período de testes, aproximadamente 5.368 unidades foram entregues para as usinas e equiparam 159 caminhões , rodando entre 4 e 10 mil km/mês , dependendo da dificuldade do terreno da usina.
Sendo um pneu destinado somente à tração , o SP926 conta com medidas 295/80R22,5 , possui índice de carga 152, 1069 mm de diâmetro, 304 mm de largura de seção, 26,1 mm de profundidade de sulco, além de contar com 4 camadas de aço na sua estrutura, o que garante um alto índice de recapagem.
O SP926 ficou três anos em desenvolvimento e apresenta maior durabilidade, sulcos 31% mais profundos que seu antecessor, um desenho que permite autolimpeza e talão reforçado com dupla camada de nylon . Além disso, a fabricante afirma que o diferencial do seu pneu é a construção no método Sun System, que permite que os pneus sejam produzidos sem emendas nas partes de borracha .
O SP926 faz parte de um segmento de pneus de uso misto, ou seja, podem rodar fora de estrada em terrenos de difícil acesso, e por isso, conta com um composto diferenciado, proporcionando mais resistência a corte e picotamento.
Pneus para esse tipo de uso representam 19% da segmentação de mercado de pneus da linha pesada no país , ficando atrás apenas dos pneus rodoviários, que representam 67% do mercado.
Documentos comprovam os testes
Segundo documentos compartilhados pela fabricante, os relatórios das usinas em que os pneus foram testados mostram que o SP926 conseguiu rodar uma quilometragem maior com a banda original. Em um dos testes, na usina Olho D’água em Camutanga (PE), foram, em média, 70.325 km rodados com a banda original do pneu , superando o rival fabricado pela Goodyear em 13 mil km . Além disso, os Dunlop apresentaram 9,3 mm de profundidade de sulco remanescente, enquanto o rival não passou de 7 mm.
Ritmo de Crescimento
Segundo a Dunlop , a operação da marca tanto no segmento de carros de passeio quanto de veículos pesados irá crescer nos próximos anos. A fabricante ainda não encerrou o ciclo de investimentos de 2,46 bilhões de reais, restando R$ 1 bi a ser integralizado . A previsão é que esse valor seja aportado até 2025, com estudos de novos investimentos a partir de 2026.
Atualmente, a capacidade produtiva da planta de Fazenda Rio Grande (PR) é de 20 mil pneus/dia , com os modelos da linha pesada representando cerca de 1,5 mil unidades diárias. A expectativa é que até 2029 esse número seja dobrado, e que a produção total da fábrica alcance 30 mil unidades já em 2025 .
Esses novos investimentos feitos pela Dunlop fazem parte de um plano de aumentar a participação da marca no mercado brasileiro. Atualmente, a marca equipa Fiat Mobi , Argo , Strada e Pulse Abarth , Honda City hatch e sedã, Toyota Yaris (Hatch e sedã), Corolla Cross , Corolla sedã Altis e Hybrid, Hilux cabine simples, dupla e SW4 , além de Volkswagen Polo e Virtus .
Entre os comerciais, a Dunlop já equipa os Volkswagen Constellation em diversas medidas, os Iveco Daily e Tector , além dos Volare Marcopolo .
Os planos da Dunlop consistem em aumentar a capacidade produtiva e equipar novos produtos na linha de passeio como comerciais/pesados. Aos jornalistas presentes na fábrica, a Dunlop confirmou que irá equipar, por exemplo, o próximo SUV da Toyota , o Yaris Cross .