A BYD anunciou o início das obras em seu novo complexo fabril localizado em Camaçari, Bahia , onde anteriormente operava a fábrica da Ford . O terreno de 4,6 milhões de m2 foi adquirido por R$ 287,8 milhões , em transação realizada com o Governo do Estado da Bahia . Na primeira etapa das obras, estão previstas a construção de 26 novas instalações, incluindo galpões de produção, pista de testes e outras estruturas, ocupando uma área de aproximadamente 1 milhão de m2.
As antigas instalações do complexo serão adaptadas para acomodar fornecedores que contribuirão na produção de componentes e peças para os novos veículos. Todo o complexo fabril será construído do zero. Na cerimônia de celebração estiveram presentes o presidente da BYD Brasil
, Tyler Li, Alexandre Baldy, conselheiro especial da empresa, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de outras autoridades estaduais e municipais.
QUAIS CARROS SERÃO PRODUZIDOS?
A primeira fase das obras tem previsão de conclusão e início das operações entre o final de 2024 e o início de 2025, com uma capacidade de produção de quase 150 mil unidades por ano.
Inicialmente, os veículos produzidos no complexo serão o BYD Dolphin, BYD Song Plus, BYD Yuan Plus e o BYD Dolphin Mini.
A produção nacional possibilitará preços mais competitivos e ampliará as oportunidades para os consumidores brasileiros adquirirem um veículo elétrico
“Ao olharmos para o futuro, estamos entusiasmados com as oportunidades que esta nova fábrica irá gerar. Não apenas em termos de emprego, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias e à contribuição para uma economia mais sustentável. Estamos comprometidos em operar de maneira responsável, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o bem-estar da nossa comunidade. Que este seja o começo de um capítulo próspero e cheio de sucessos. Juntos, vamos construir um futuro brilhante para nossa empresa, nossos colaboradores e para toda a comunidade” , afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
“A BYD vai contribuir para o fomento econômico do estado baiano, com a geração 10 mil empregos, e trará Camaçari de volta aos holofotes nacionais da indústria brasileira, transformando a cidade baiana em um polo de atração de fornecedores diversos ligados a toda cadeia produtiva, desde peças e acessórios até prestadores de serviços, dando prioridade a empresas locais”
, ressalta Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.
A produção nacional dos veículos é estratégica tanto para o bolso dos consumidores brasileiros quanto para a BYD. Isso porque a fábrica em Camaçari permitirá a isenção de tributos sobre os carros, além de aumentar o volume disponível no país. Em julho de 2023, a fabricante anunciou um investimento de R$ 3 bilhões no Brasil nos próximos anos.