Stepway é o ''patinho feio'' da Renault
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Stepway é o ''patinho feio'' da Renault

As especulações sobre a saída do  Renault Stepway do mercado ainda permanecem um mistério, pois o modelo, que emplacou somente 7.683 unidades em 2023 contra 63.316 do Kwid , levou a Renault a repensar seu catálogo, especialmente com a chegada do novo Kardian , que em um mês já vendeu quase o dobro do Stepway em três meses. Agora, a fabricante retirou uma das versões do seu configurador no site.

A versão removida foi a 1.6 aspirada com câmbio manual, que custava R$ 105.690, enquanto a 1.0 aspirada MT (R$ 84.470) e a 1.6 aspirada com câmbio CVT (R$ 117.690) permaneceram. Isso aparenta indicar um possível fim de era para o hatch aventureiro , pois a Renault já vem deixando o modelo de lado há algum tempo. No início do ano, por exemplo,  o veículo recebeu o controle de estabilidade (ESC) por exigência da lei.

Outro ponto é que o veículo acaba ficando isolado, já que o Renault Kwid é um sucesso de vendas, com 13.174 unidades já vendidas no acumulado até março, enquanto o Kardian vem ganhando espaço. Há especulações de que em breve o Stepway deixará de oferecer a versão 1.6 CVT também para ficar apenas com a 1.0 MT , posicionando-se acima do Kwid Outsider (R$ 78.430) e abaixo do Kardian na versão de entrada, a Evolution (R$ 112.790).

O hatch é derivado do antigo Sandero, mas com cara aventureira
Divulgação - Renault
O hatch é derivado do antigo Sandero, mas com cara aventureira

O Stepway é a configuração aventureira do antigo Sandero. A segunda geração do Stepway chegou em novembro de 2014, ou seja, completará dez anos em breve, e em outubro de 2022, a Renault lançou a versão 1.0 aspirada para o modelo. O último facelift do veículo ocorreu em julho de 2019, quando a versão Stepway parou de se chamar Sandero Stepway, passando a ser apenas Renault Stepway. Como mencionado, a última atualização foi a implementação do ESC por exigência da lei.

A versão Zen 1.0 aspirada, flex, é equipada com um motor de 72/82 cv (gasolina/etanol) , 10,5 kgfm de torque e câmbio manual de cinco marchas. Já a versão 1.6, também aspirada, agora apenas com câmbio CVT que simula até seis velocidades, conta com um motor de 115/118 cv (gasolina/etanol) e torque de 16 kgfm.

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