Mostrado inicialmente como conceito pela Citroën no Brasil, o Basalt já roda em testes avançados na Índia , onde está sendo desenvolvido em conjunto com a engenharia brasileira da marca. No país asiático, o portal Rushlane reporta mais imagens do SUV cupê , que deve ser lançado no segundo semestre deste ano.
Pelos flagras recebidos pelo portal, a unidade se tratava de uma versão básica do modelo. É possível ver que a unidade não conta com faróis de neblina nem rodas de liga. Entretanto, o detalhe cromado ligando as luzes de posição em LED ao duplo chevron no centro do carro.
Todo o desenho é bem similar ao apresentado pelo conceito, indicando que as linhas finais serão as mesmas do SUV amarelo mostrado no fim de março . Na unidade flagrada é possível ver um para-choque levemente diferente do apresentado pelo C3 Aircross , o primeiro da gama a ostentar o motor 1.0 T200 .
Na grade frontal, nenhuma novidade, afinal, a peça é específica para abrigar o motor 1.0 turbo de até 130cv , que deverá ser a única opção para o modelo, já que o 1.6 16V está sendo aposentado por questões de emissões.
A unidade testada deve ser a versão de entrada do modelo, já que não contava com os itens já citados e usava a mesma calota do C3 Aircross Feel . Detalhes prateados nos para-choques também não estão presentes, indicando uma versão acessível.
O interior não foi flagrado, mas será bem próximo dos demais irmãos, com tela multimídia de 10,1 polegadas e painel de instrumentos digital de 7” nas versões topo de linha.
A ideia do projeto C-Cubed , do qual o Basalt faz parte, é de ser acessível . Entretanto, a Citroën vem recebendo críticas pelo excesso de simplicidade nos modelos, o que pode fazer a marca aprimorar o pacote de equipamentos , e até por isso, retirar o nome C3 da novidade.
Na Índia, a Citroën divulgou que iria se esforçar para tornar seus carros mais seguros . Uma das principais críticas é o nível de equipamentos de segurança dos derivados desse projeto, que trazem apenas dois airbags nas versões mais acessíveis e no máximo quatro.
Os colegas do rushlane especulam que o Basalt chegue com seis airbags e sensor de cinto de segurança para todos os ocupantes já como item de série . Essas modificações, naturalmente, fariam do Basalt mais caro que C3 e C3 Aircross .
A imprensa indiana ainda cogita a possibilidade do suv-cupê contar com o sistema de recirculação de ar oferecido no C3 Aircross , bem como um teto solar . Apesar de interessantes, esses equipamentos não devem ser oferecidos , afinal, o recirculador de ar só é instalado no Aircross de sete lugares e um teto solar encareceria demais o projeto.