O Ford EcoSport deixou o Brasil em 2021, após a montadora norte-americana sair do país com o fechamento da fábrica em Camaçari, na Bahia, onde atualmente reside a BYD . Em 2022, o SUV compacto parou de ser fabricado na Romênia e vendido globalmente após uma queda nas vendas do modelo. Agora, a marca dá indícios de querer ressuscitar o veículo com versões a gasolina e também elétrico.
Antes de sair de linha globalmente, o SUV compacto era produzido em Craiova, na Romênia, desde 2017, junto com o Ford Puma na mesma fábrica. O EcoSport vendeu apenas 31.000 unidades em 2021, enquanto o Puma fez 130.000 vendas no mesmo ano. Agora, o retorno do EcoSport tem grande chances de ter a produção em Almussafes, na Espanha.
Isso ganha mais força, já que a fabricante afirmou que produzirá na unidade um "novo modelo do tipo multi-energia". Com isso, espera-se que o EcoSport volte ao mercado com três tipos de motorização: a gasolina, híbrida e uma variante totalmente elétrica.
Desta forma, o Ford EcoSport voltaria à cena para competir novamente com o Dacia Duster (o nosso Renault Duster da Europa), que é muito bem vendido no continente. Para isso, a Ford precisaria investir em um preço bastante competitivo, próximo dos € 21.700 (R$ 120.500) cobrados pelo Duster lá fora.
A Ford também pretende manter a mesma estrutura de antigamente, com o EcoSport abaixo do Puma , como um SUV mais acessível.
O visual oficial ainda é uma incógnita, porém a projeção feita pelo site espanhol Motor.es mostram um projeto que não foge muito da linha visual utilizada pela marca atualmente. Também foi registrada uma patente de um SUV compacto na Índia, mostrando uma grade invocada, faróis em formato de cruz e separados, e cor bi-ton.
Ele ainda não saiu do papel e não se sabe para onde a Ford exportará o SUV compacto. No Brasil, não há notícias, mas caso venha, certamente será importado.