A Dacia , braço romeno do Grupo Renault e responsável por fazer carros de baixo custo , apresentou nesta quarta-feira (29) a nova geração do SUV Duster . A novidade passa a ser produzida na plataforma CMF-B , a mesma que irá estrear no Brasil com o Kardian .
A terceira geração do Duster ganhou um visual ainda mais robusto . A grade dianteira se assemelha com a do antigo modelo e traz elementos brancos conectando os faróis ao logotipo, e a assinatura diurna em LED dá um ar até futurista ao utilitário.
O para-choque dianteiro conta com uma parte que se assemelha com um quebra-mato e é levemente posicionado mais à frente do veículo, justamente para proteger de impactos.
Nas laterais, a fabricante romena deixou os arcos de roda bem alargados em relação às portas, e os elementos ao redor da caixa de roda contribuem para ampliar a sensação de robustez do SUV, além de demonstrar uma ligação com as gerações anteriores do utilitário.
Por falar nesses protetores ao redor das rodas, eles são produzidos com um material chamado Starkle , um plástico composto de 20% de material reciclado e conta com cor preta e detalhes em branco, apesar de não receber nenhum tratamento de tinta.
Outra ligação são as lanternas fixas nas extremidades da seção traseira , mas ao contrário das gerações anteriores do Duster , as luzes agora possuem um formato de Y posicionado na horizontal e invadem a lateral do veículo. A tampa do porta-malas é bastante simples, mas o para-choque chama a atenção por ser bem pronunciado na parte traseira, mostrando a preocupação da Dacia em absorção de pequenos impactos em manobras.
O novo Duster mede 4,34 metros de comprimento , 1,66 m de altura , 1,81 m de largura , conta com 2,65 m de distância entre-eixos e porta-malas de 472 litros . Em comparação com a antiga geração do Duster europeu, ele manteve as dimensões e ganhou 27 litros de capacidade no porta-malas .
Internamente, o novo Duster 2024 está bem mais moderno que a segunda geração. O visual interno aponta inspiração com o Dacia Sandero , mas conta com volante próprio, e saídas de ar exclusivas com o formato de Y, assim como as lanternas traseiras.
A parte central do painel é inclinada para o motorista e os botões que comandam funções como o sistema de ar-condicionado, travamento de portas e pisca-alerta lembram um teclado. O painel de instrumentos é digital e conta com 7 polegadas , enquanto a central multimídia de 10,1” é sensível ao toque e permite conectividade sem fio com Android Auto e Apple Car Play .
Essa medida de painel de instrumentos, central multimídia e até o seletor de marchas das opções com transmissão automática, foram reveladas no lançamento mundial do Renault Kardian , que será produzido no Brasil a partir do ano que vem e também utilizará a plataforma CMF-B .
O Dacia Duster será oferecido com duas opções de motorização híbrida: A “ Hybrid 140 ” contará com um motor 1.6 de quatro cilindros a gasolina , auxiliado por um motor de arranque de alta tensão e um propulsor elétrico. A bateria desse sistema conta com 1,2 kWh de capacidade e permitirá que 80% da condução urbana do modelo aconteça em modo elétrico . A potência será de 140 cv , mas o torque não foi divulgado.
Haverá ainda uma opção híbrida leve que contará com um motor 1.2 turbo de três cilindros em conjunto com um motor elétrico compacto de 48V e baterias de 0.9 kWh . Essa motorização contará com tração nas quatro rodas , mas a principal forma de tração serão as rodas dianteiras. A versão 4x4 terá 217 mm de vão livre (8 mm a mais que os modelos de tração dianteira).
Ainda não há confirmação oficial da Renault se o Duster será oferecido no Brasil, mas deve ser questão de tempo até o SUV ser flagrado em testes por aqui, visto que o modelo faz sucesso desde o seu lançamento. Entretanto, já noticiamos os planos da Renault para a fábrica de São José dos Pinhais . A produção brasileira deve focar em Kardian e Duster da nova geração , produtos que terão um valor agregado superior.
Muitas novidades vistas no Duster serão empregadas no Bigster , um SUV de porte superior e capacidade para sete lugares que deve ser lançado entre o fim de 2024 e início de 2025 na Europa.
A Dacia não confirmou preços para a nova geração do Duster , mas segundo o CEO da marca, Denis Le Vot, a promessa é de preços iniciais próximos aos 20 mil Euros (cerca de R$ 107 mil), o que representaria um leve aumento de preço em relação a segunda geração do Duster vendida no Velho continente.