Ford Puma era um pequeno esportivo fabricado na Alemanha, com motor 1.7 16V, de 123 cv, feito pela Yamaha
Divulgação
Ford Puma era um pequeno esportivo fabricado na Alemanha, com motor 1.7 16V, de 123 cv, feito pela Yamaha

Puma, nome do felino que remete à agilidade. Nos anos 60 e 70, foi usado em um pequeno esportivo brasileiro fabricado fora-de-série. Duas décadas depois, a Ford batizou, com esse nome, um outro modelo derivado do Fiesta.

Lançado na Europa, o Puma acabou inspirando o EcoSport , o veículo da Ford de maior sucesso na história da marca no Brasil. Mas, este usou um design mais característico de um SUV.

O Puma foi lançado no mercado europeu entre 1997 e durou apenas até 2002. Era produzido na Alemanha com motores desenvolvidos pela Yamaha . Feito na Bahia, no nordeste brasileiro, o EcoSport foi lançado em 2003 e popularizou o SUV no nosso País, com mais de 1,2 milhão de unidades vendidas.

O EcoSport também nasceu do Fiesta, mas adotou um design de um SUV
Divulgação
O EcoSport também nasceu do Fiesta, mas adotou um design de um SUV

Ambos os veículos adotaram toda a estrutura do pequeno Fiesta e as tendências de estilo “New Edge Design”,  que marcaram os veículos da empresa nos anos 2000. Mas, o Puma ficou com aparência musculosa, com uma traseira grande, para-lamas largos e rodas de 17 polegadas de diâmetro. 

Interessante que, primeiramente, a Ford cogitou lançar o Puma no Brasil. Tanto é que levou jornalistas brasileiros para um test-drive pelas belas cidades da Catalunha (Espanha), saindo de Cardona até o país autônomo de Andorra, na Cordilheira dos Pirineus.

O Ford Puma renasceu na Europa como opção ao EcoSport naquele continente
Divulgação
O Ford Puma renasceu na Europa como opção ao EcoSport naquele continente

Mas, o Ford Puma no nosso mercado enfrentaria o direito de propriedade do nome no Brasil. Além disso, a montadora já tinha planos de apresentar um SUV urbano com o nome EcoSport, remetendo mais à sustentabilidade e à esportividade.

O EcoSport chegou a ser vendido na Europa, mas não agradou. O Puma, então, ressurgiu em 2019, muito mais moderno e com motor de três cilindros, turbo, além de uma versão híbrida . Bem, essa história mostra que os pequenos esportivos sempre tiveram momentos de glória  no mundo do automóvel. 

O Puma brasileiro foi um carro do sonho criado  Rino Malzoni, aficcionado pelo automobilismo
Renato Bellote/iG
O Puma brasileiro foi um carro do sonho criado Rino Malzoni, aficcionado pelo automobilismo

Por aqui, vale lembrar, que o Puma GT foi criado pelo construtor ítalo-brasileiro, Rino Malzoni. O primeiro automóvel esportivo de uma série de modelos surgiu nos anos 60. Sem dúvida, um carro dos sonhos até hoje disputado por colecionadores. Bons tempos, quando fabricantes locais ousavam em produzir veículos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários