
O dia 11 de julho irá marcar o aniversário de 125 anos da Fiat . Para celebrar uma data tão especial, a fabricante italiana prepara uma grande celebração na Europa, onde irá anunciar a chegada de um novo SUV global, que irá resgatar um grande nome da fabricante.
O perfil no Instagram @fiatpanda328 divulgou informações da chegada do novo SUV compacto da fabricante italiana, que será a quarta geração do Fiat Panda , conhecido internamente como Projeto 328 ou F1H e será batizado de Panda na Europa e podendo ser chamado de Uno , Argo ou outra opção nos mercados da América Latina.
Não é de hoje que a Fiat olha para o seu passado com muito carinho. Na Europa, a gama é composta por Topolino , 500 , 600 , Tipo e Panda, modelos que possuem gerações longínquas. O próprio evento, segundo o perfil, será realizado no edifício Lingotto, em Turim, que já abrigou a fábrica da Fiat e é conhecido por ter uma pista de testes no topo.
O que é o projeto 328/F1H?
Segundo o perfil, o novo projeto da Fiat se trata de um SUV compacto com cerca de 4 metros de comprimento, desenvolvido pela engenharia da América Latina e da Europa. O modelo será vendido na Europa, América Latina, Oriente Médio e África.
A plataforma será a Smart Car , uma derivação da plataforma CMP, desenvolvida pela Peugeot-Citroën antes da aquisição pela Stellantis . A ideia da nova base é permitir várias formas de motorização a custo baixo.

Essa plataforma permite carros 100% elétricos com baterias de 40 e 50 kWh de capacidade e motores entre 80 e 108 cv de potência, com até possibilidade de tração integral. O projeto será pronto para a tecnologia híbrida-leve da Stellantis . A página afirma que contará com motor 1.0 turbo (T200) bio-hybrid por aqui, enquanto na Europa irá utilizar o motor 1.2 puretech com sistema híbrido de 48 volts.
Além disso, versões exclusivamente a combustão serão oferecidas. Por aqui, a página afirma que serão utilizados os motores 1.0 Firefly de até 75 cv e 10,7 kgfm de torque e 1.3 Firefly de até 107 cv e 13,7 kgfm de torque.
Quando a novidade chega ao mercado?

Segundo a página, os primeiros protótipos já estão sendo fabricados e testados em Kragujevac, na Sérvia, mas a fábrica de Oran, na Argélia, deverá começar a fabricar o modelo em 2025. No Brasil, o modelo será produzido em Betim , Minas Gerais, mas somente na metade de 2026.
Essa informação vai de encontro com a confirmação da Stellantis de que todas as suas fábricas brasileiras seriam adaptadas para produzir modelos híbridos . Além disso, a novidade chegará quando o Argo estiver completando nove anos de mercado, podendo substituir o hatch compacto da Fiat .

Resta saber se a Fiat irá resgatar o nome Uno em nosso mercado. Muito associado à confiabilidade mecânica, design retilíneo e preço baixo, resgatar esse nome para um carro que dificilmente será o mais acessível da marca pode ser uma estratégia arriscada, embora o Uno sempre foi próximo do Panda europeu.