Não é novidade que a Nissan irá investir em SUVs e eletrificação no seu futuro próximo. Com dois novos SUVs prometidos para os próximos anos , e um deles sendo o novo Kicks , resta dúvida de qual será o segundo. O Nissan X-Trail é cotado para ser a novidade, nesta semana, o colega Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos , flagrou mais uma unidade rodando em testes em Belo Horizonte (MG).
Segundo o jornalista, o SUV da Nissan estava o tempo inteiro acompanhado de uma unidade do GWM Haval H6 , o que pode indicar que a Nissan está comparando o desempenho de seu SUV híbrido com um dos modelos que mais fazem sucesso no mercado nacional.
A expectativa é que o X-Trail chegue nas versões de cinco e sete passageiros, e por estar sendo comparado com o Haval H6 , a motorização escolhida seja a híbrida e-power , já disponível na Argentina, por exemplo.
Como é o Nissan X-Trail e-Power
Visualmente, o X-Trail traz uma linha de design que mescla detalhes dos atuais Kicks e Sentra , como a grade em V e faróis finos, mas o conjunto óptico dianteiro é dividido em dois elementos, sempre em LED.
A traseira conta com lanternas horizontais e que invadem a lateral do veículo. A tampa do porta-malas conta com recortes específicos debaixo das lanternas, que ajudam a passar uma sensação de altura ao SUV.
Internamente, o X-Trail , também conhecido como Rogue em alguns mercados, traz painel de instrumentos digital e central multimídia, ambos com 12,3 polegadas, teto solar panorâmico, bancos em couro, carregador de celular sem fio, chave presencial, três zonas de ar-condicionado, sistema de som Bose, entre outros. Entretanto, alguns desses equipamentos podem ficar de fora da lista oferecida no Brasil.
Como funciona o sistema e-Power
O sistema e-power é a motorização híbrida da Nissan e consiste, no caso do X-Trail , em um motor a combustão 1.5 turbo de três cilindros que funciona como um gerador de energia. Essa energia é armazenada nas baterias do sistema, que abastece dois motores elétricos, um de 150 kW (203 cv) na dianteira e um de 100 kW (135 cv) na traseira, com torque combinado de 33,6 kgfm.
Preços similares ao Haval?
Por estar sendo comparado com o GWM Haval H6 , é provável que a Nissan pense em posicionar o modelo próximo ao concorrente. Atualmente, o chinês é oferecido entre R$ 214 mil e R$ 319 mil.
Por se tratar de um híbrido convencional, o X-Trail deve ser comparado com a opção mais acessível do H6. Em termos de consumo, o Haval H6 HEV registra médias de 13,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro.
Em termos de dimensões, o SUV japonês mede: 4,64 m de comprimento; 1,84 m de largura; 1,69 m de altura e 2,7 m de entre-eixos, porte bem similar ao Haval H6 e um pouco menor que o BYD Song Plus.