A Nissan apresentou a nova geração do SUV Kicks nos Estados Unidos e sem o tão aguardado motor turbo, que deverá ser uma das principais novidades do modelo quando desembarcar no Brasil, em algum momento de 2025.
No mercado norte-americano, o Kicks adotou um visual mais quadrado. Na dianteira é possível notar que a linha de farol está mais elevada, bem como a linha de cintura do SUV. A grade também foi remodelada e segue o padrão de linhas horizontais já vistas em outros modelos da fabricante japonesa.
Na traseira é possível perceber a repetição do padrão óptico exibido na dianteira, entretanto, as lanternas traseiras em um formato pouco convencional que lembra um L invertido - inspiradas pelo TVR Sagaris, talvez?
As lanternas são conectadas por um elemento plástico em preto brilhante, o para-choque traseiro conta com um desenho que lembra um difusor na base.
Lateralmente, o Kicks mantém os acabamentos plásticos ao redor da caixa de roda, ganha detalhes cromados e um acabamento em preto na coluna C, seguindo uma tendência de outros SUVs . Assim como na geração atual, a Nissan aposta em teto com cor contrastante, um recurso muito utilizado pelas fabricantes hoje em dia.
É internamente onde o Kicks exibe o maior avanço em relação ao modelo atual, que inclusive seguirá em produção ao lado do irmão mais novo no Brasil. A cabine foi completamente redesenhada e está mais moderna. O painel de instrumentos tem 12,3 polegadas na versão SR, enquanto a central multimídia é de 12,3” com Android Auto e Apple Car Play sem fio. O volante de base achatada é novidade para o público brasileiro, mas é o mesmo utilizado pelo Pathfinder na América do Norte.
Na versão SR , a topo de linha, o Kicks ainda oferece teto solar panorâmico , sistema de som assinado pela Bose com 10 alto-falantes, quatro portas USB-C. O SUV ainda oferece de série carregador de celular por indução .
Na América do Norte, o Kicks contará com frenagem automática de emergência , alerta de saída de faixa , alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e frenagem automática traseira , além de piloto automático adaptativo .
Em termos de dimensões, o Novo Kicks da América do Norte mede 4,36 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,62 m de altura e conta com entre-eixos de 2,66 m. Em comparação, o modelo atual mede 4,31 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos.
O Kicks também trouxe uma nova motorização. O motor 1.6 16v de 122 cv e 15,7 kgfm de torque foi substituído por um propulsor 2.0 de 141 cv de potência e 19,35 kgfm de torque, ainda aliado à transmissão automática do tipo CVT, batizada pela Nissan de Xtronic. Além do novo motor, o Kicks passa a contar com tração nas quatro rodas.
E o Brasil?
A Nissan do Brasil emitiu um comunicado após a revelação do Novo Kicks no mercado norte-americano. No documento, a fabricante localizada em Resende (RJ) relembrou que a nova geração do SUV será fruto do investimento de 2,8 bilhões no país e será produzido no complexo fluminense a partir de 2025.
Entretanto, a fabricante fez questão de ressaltar que os detalhes de equipamentos e itens de série são exclusivos do mercado norte-americano , e que as especificações do Kicks brasileiro serão conhecidas somente no lançamento do modelo por aqui .
Apesar de óbvia, essa constatação é importante. No segmento de SUVs compactos, os rivais do Kicks já oferecem motorização turbo , com alguns até sendo preparados para receber motores híbridos .
Um propulsor sobrealimentado é muito aguardado para o Kicks de nova geração
, principalmente após a confirmação de que a atual geração será mantida em produção
, provavelmente, somente com motorização 1.6 aspirada, focada em ser uma opção de baixo custo. Além disso, esse novo propulsor, que ainda não teve detalhes revelados, foi um dos principais assuntos durante o anúncio de investimentos no Brasil em novembro do ano passado.