Neta Auto Aya é mais caro que o Dolphin Mini, mas pode chegar custando o mesmo que o BYD
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Neta Auto Aya é mais caro que o Dolphin Mini, mas pode chegar custando o mesmo que o BYD

A Neta Auto é mais uma fabricante chinesa que está desembarcando no Brasil . Segundo os jornalistas que estavam no evento de lançamento, a marca promete três modelos sendo lançados já em 2024. Conheça um pouco mais dos modelos que a Neta já comercializa na China , Tailândia e Indonésia , e devem ser oferecidos no Brasil em breve.

Neta L

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O L é um SUV médio com capacidade para cinco ocupantes e que mede 4,7 metros de comprimento e conta com 2,8 m de entre-eixos. Dimensões próximas ao do Jeep Commander , por exemplo. O porta-malas tem 583 litros, mas pode ser expandido para 1.434 litros com os bancos traseiros rebatidos.

O modelo é lançado com uma motorização REV , ou seja, um elétrico com extensor de alcance. Esse extensor de alcance consiste em um motor 1.5 de quatro cilindros que entrega 91 cv e funciona somente para recarregar as baterias. 

O motor que move o carro é um elétrico de 231 cv de potência e o torque é de 31 kgfm. Equipado com baterias de 68 kWh fornecidas pela CATL, o SUV alcança os 100 km/h em 7,6 segundos e leva 21 minutos para carregar a bateria dos 10% aos 80%. A autonomia total, segundo o padrão chinês CLTC, o mais otimista, é de 510 km. Combinando as duas opções, a fabricante informa 1.300 km de autonomia máxima.

Custando entre 129.900 e 159.900 Yuan na China, O Neta L custa o equivalente a R$ 92 mil e 113 mil reais em conversão direta. O modelo é equipado com 17 radares, câmera 360º, assistente de centralização em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de estacionamento.

A cabine aposta no revestimento em couro e oferece duas telas de 15,6 polegadas e uma menor funcionando como painel de instrumentos. O sistema multimídia traz 16 alto falantes e modos “spa, camping, pet e até karaokê”. É possível ver que os bancos trazem mesinhas tipo as de avião, e o interior conta ainda com frigobar com capacidade para 6,6 litros e carregador de celular por indução.

Neta X

Neta Auto X Reprodução
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Lançado em outubro na China, o Neta X é  100% elétrico e, na verdade, é um facelift de um modelo chamado Neta U . Custando entre 118.800 e 206.800 yuan (R$ 84.500- R$ 147.100), Neta X aposta em um visual mais agressivo para conquistar a clientela.

Medindo 4,61 m de comprimento; 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de entre-eixos, é 7 cm maior que seu sucessor. Em comparação com o mercado brasileiro, o Neta X tem porte similar ao do Chevrolet Equinox , por exemplo. 

A cabine conta com duas telas, uma pequena atrás do volante de 8,9 polegadas com as informações mais importantes para o motorista e uma de 15,6 polegadas posicionada no centro do painel. Todos os comandos do veículo são operados pela central multimídia, e a cabine conta com botões somente nas portas e no volante.

Segundo a mídia chinesa, a fabricante diz que 80% do interior do Neta X é revestido em couro, e o modelo conta com teto solar panorâmico.

O motor é elétrico e conta com 163 cv de potência e 21,4 kgfm de torque máximo, o que parece ser bem pouco. As baterias são de lítio-ferro-fosfato, entretanto, a capacidade das baterias e o alcance máximo do veículo não foram divulgados.

Neta GT

Neta Auto GT Divulgação
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Esse é o carro-chefe da Neta na China . Responsável por demonstrar o máximo de tecnologia da marca chinesa, o GT é um cupê de duas portas e apenas quatro lugares, que oferece entre 231 e 462 cv, com autonomia entre 560 e 580 km. Dependendo da versão, o Neta GT pode ser equipado com um motor, ou dois, garantindo tração nas quatro rodas.

Na China, a versão mais cara do modelo, com tração integral, custa ao equivalente a R$ 159 mil.

Neta Aya

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Esse deve ser o principal carro em termos de vendas da Neta no Brasil. Custando 73.800 Yuan, o equivalente a R$ 52.500 em conversão direta, o Aya é concorrente direto do BYD Dolphin Mini , vendido no Brasil a partir de R$ 115 mil e que conquista mais compradores a cada dia que passa.

O Aya mede 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura e 2,42 m de entre-eixos, ou seja, seria posicionado entre o Dolphin Mini e o Dolphin . O interior é bem simples, contando apenas com uma grande central multimídia de 14,6 polegadas posicionada na vertical e um painel de instrumentos de 12”, com estilo minimalista e fica localizado em uma área mais elevada, lembrando o Honda New Civic .

Na China, o Neta Aya conta com duas opções de motores elétricos: 54 cv  e baterias com autonomia para 318 km no ciclo CLTC (otimista) e 95 cv com baterias de 401 km de alcance máximo. Considerando os rivais brasileiros, provavelmente a opção vendida por aqui será a segunda.

Em termos de preços, o Neta Aya é oferecido em quatro versões, custando entre 73.800 yuan e 92.800 yuan, o equivalente a 52.500 reais e 66 mil reais, novamente, desconsiderando eventuais impostos de importação, que deverão elevar bastante os preços dos modelos da Neta.

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