BYD Yuan Pro de primeira geração
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BYD Yuan Pro de primeira geração

Com a ascensão das marcas chinesas no Brasil e seus carros com visual futurista, muitos acham que essas marcas são novas no mercado global. No entanto, isso não é verdade, já que, por exemplo, a  BYD e a GWM são bem conhecidas em seus países de origem. Assim como é comum no ocidente, essas marcas copiaram bastante veículos já bem conhecidos. Um exemplo é o Yuan Pro , que chegará ao Brasil em breve , mas que já teve outra cara.

O Yuan Pro vem em sua segunda geração ao Brasil. Em sua primeira geração, vendida até o ano passado em outros mercados, era uma cópia evidente do Ford Ecosport , modelo que saiu de produção no Brasil em 2021, quando a montadora deixou o país. Na China, o BYD Yuan Pro era inicialmente chamado de S1 Pro quando foi lançado em 2015, mas o nome foi alterado para Yuan Pro em 2016.

Embora a dianteira não lembre muito o Ecosport, com faróis afilados que possuem a identidade da marca e uma grade fina e horizontal que conecta os faróis, o design das laterais e da traseira é notavelmente semelhante. O formato do veículo é bem semelhante ao do Ecosport, assim como as rodas, que não escaparam da cópia. Se pegarmos a versão Freestyle do SUV da Ford, é notável ver a igualdade com as rodas do Yuan Pro.

Na traseira, a coluna C e o estepe traseiro são bem parecidos, com as lanternas, que diferem apenas minimamente no formato de “U”, evidenciam a cópia. Até a posição dos emblemas e a abertura do porta-malas na lanterna são similares.

É igual também nas dimensões?

Para evitar problemas de patente, as dimensões não são exatamente iguais. O Yuan Pro de primeira geração tem 4,37 m de comprimento (o Ecosport tem 4,26 m), 1,78 m de largura (1,76 m), 1,68 m de altura (1,69 m) e uma distância entre-eixos de 2,53 m (2,51 m).

O interior, pelo menos, apresenta um design próprio da BYD, com bastante cor e tela. O painel de instrumentos possui uma tela de 8 polegadas, enquanto a tela central flutuante tem 10,1 polegadas. O design é simples e minimalista, com poucos botões.

O Yuan Pro é 100% elétrico, com um conjunto mecânico similar ao do Dolphin, oferecendo 95 cv e 18,3 kgfm de torque.

Curiosamente, o modelo já foi visto rodando no Brasil. Em janeiro deste ano, a versão a combustão do Yuan foi flagrada em Balneário Camboriú, com uma placa do Uruguai, conforme registrado pelo Exotics Diplomatics. Outra curiosidade é que a fábrica de Camaçari , na Bahia, onde a BYD está construindo uma planta para fabricar quatro veículos , pertencia à Ford antes de sua saída do Brasil.

Mesmo com bastante semelhanças, a montadora americana não processou a BYD pelo visual parecido no Ecosport,  que pode voltar ao mercado europeu em breve. 

Esse também não é o primeiro carro copiado pela BYD . Seu primeiro veículo, o F3, lançado em 2005 , era uma cópia quase idêntica do Toyota Corolla daquele ano, com um interior extremamente similar. Atualmente, a marca prepara o  BYD King no Brasil para competir com o sedã da Toyota.

BYD F3 - Cópia do Toyota Corolla Divulgação
BYD F3 - Cópia do Toyota Corolla Divulgação
BYD F3 - Cópia do Toyota Corolla Divulgação
BYD F3 - Cópia do Toyota Corolla Divulgação

Outros exemplos de cópias incluem o F6, que lembra o Honda Accord com um toque de Mercedes-Benz, e o S6, um SUV semelhante ao Lexus RX. Mais recentemente, a GWM registrou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o Ora Punk Cat, uma notável semelhança com o Fusca. A Volkswagen tentou anular o registro, mas a justiça permitiu que a GWM comercializasse o compacto chinês no Brasil.

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