É impossível negar o sucesso que a BYD tem alcançado , não apenas no Brasil, mas também em mercados globais, incluindo a Europa, Austrália, Japão e, naturalmente, sua terra natal, a China.
A marca, fundada em 1995 por Wang Chuanfu , iniciou sua trajetória na fabricação de baterias para celulares. Somente em 2003 a BYD ingressou no setor automotivo, lançando seu primeiro veículo, o F3, em 2005, que, curiosamente, se assemelhava ao Toyota Corolla.
A origem do nome BYD é um exemplo de estratégia inteligente. Inicialmente, o nome da marca de eletrônicos era Yadi Electronics , mas a empresa percebeu que, nos eventos onde participava, frequentemente era uma das últimas a ser chamada devido a ordem alfabética. Para resolver esse problema, Wang Chuanfu acrescentou uma letra “B” no início do nome, transformando-o em “Biyadi’’ , e deu a origem à sigla BYD. E nos anos 2000 o slogan Build Your Dreams (Construa seu Futuro) nasceu e é estampado na traseira dos carros.
Com a recente entrada da BYD no Brasil, surgiu uma dúvida sobre a pronúncia correta. Embora muitos brasileiros tendem a pronunciar à maneira portuguesa (bid), a BYD adota oficialmente a pronúncia em inglês, que soa como “bi-uai-dee”.