Quando carros com peças caras são estacionados na rua, a probabilidade de um ladrão roubar um farol, emblema, lanterna, roda ou outro acessório é alta. Isso ocorre mesmo com veículos mais acessíveis. Um exemplo é a Volkswagen , que possui um radar do piloto automático adaptativo (ACC) atrás do emblema frontal, alvo frequente dos ladrões. Mas isso agora mudou, parcialmente em seus modelos.
De acordo com a reportagem do Autoesporte , a Volkswagen fez alterações para dificultar o acesso dos bandidos. Essa mudança começou com o Volkswagen T-Cross , que recebeu um facelift em maio, e será implementada no Nivus, que deverá ser atualizado no final do ano.
Quando os furtos do módulo do radar do ACC se tornaram comuns, a Volkswagen reduziu o preço da peça, porém os roubos continuaram. Mesmo assim, a montadora substituía a peça sem custo adicional.
Agora, a alteração no T-Cross foi realizada da seguinte forma: a peça do módulo, que antes era encaixada, agora possui dois parafusos. Ou seja, se alguém tentar furtar, a peça será danificada e inutilizável. O módulo também está mais "escondido" na parte interna do bocal, acessível apenas desmontando a parte frontal do veículo, e não mais pelo lado de fora. Além disso, o logo da Volkswagen recebeu um reforço, dificultando a remoção.
Por que roubam essa peça?
O módulo do radar do ACC é um sensor que capta a distância do veículo à frente. Quando o piloto automático adaptativo é ativado, a partir de 30 km/h no caso dos veículos Volkswagen, ele regula a distância em relação ao veículo à frente, controlando o acelerador e o freio, mantendo uma distância segura pré-definida pelo motorista. A peça também detecta possíveis colisões frontais, freando emergencialmente para mitigar uma colisão.
A peça é roubada para ser revendida no mercado paralelo, onde pode ser encontrada avulsa. Por exemplo, o módulo do radar do ACC para um Volkswagen Jetta 2019 ou Golf GTI 2019 pode ser encontrado por R$ 3.800, enquanto o módulo para o Nivus, Polo e T-Cross estão na média de R$ 800.