Não é mais segredo que a Volkswagen está preparando uma versão esportiva do Nivus . O SUV cupê vai receber o motor 1.4 TSI do Polo GTS e, de quebra, vai adotar a mesma sigla. O objetivo é se tornar um dos mais rápidos do segmento. O lançamento será no segundo semestre de 2023.
Por que não adotar o sobrenome Exclusive do Virtus 1.4 TSI ? Porque o Nivus tem uma proposta mais esportiva do que a apresentada por um sedã, modelos que buscam um público um pouco mais conservador.
Baseado sobre o Polo , com o qual divide plataforma e parte central da carroceria, o Nivus GTS vai adotar o mesmo 1.4 TSI flex de 150 cv a 4.500 rpm e 25,5 kgfm a apenas 1.500 rpm, além do câmbio automático de seis marchas. É um belo upgrade em relação ao 1.0 TSI de 128/116 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 rpm.
Ainda não se sabe qual será o nível de desempenho da versão esportiva, mas podemos tomar por base os números do Polo GTS. O hatch arranca de zero a 100 km/h em apenas 8,3 segundos e encosta nos 206 km/h.
Com 1.199 kg, o Nivus Highline 1.0 TSI pesa pouco menos que os 1.220 kg do Polo GTS. Podemos esperar que a sua nova versão tenha peso próximo ao do hatch, ou seja, os números de desempenho podem ficar muito próximos. Seja como for, será bem acima dos 10 s e 189 km/h das atuais versões do SUV.
Suspensão esportiva, câmbio com gerenciamento mais agressivo e rodas e pneus mais arrojados fazem parte do plano, o que vai melhorar ainda mais a dinâmica já afinada do Nivus. O bloqueio eletrônico de diferencial XDS será um aliado para passar a força para o asfalto de maneira equilibrada e eficiente.
O estilo ainda não foi revelado - nenhuma informação oficial foi liberada, na verdade -, no entanto, deve seguir a linha do Polo GTS e adotar para-choques e grade diferenciados, nova grade e apêndices aerodinâmicos. As fotos que usamos são da versão europeia do Nivus, o Taigo, que tem visual "esportivado" na configuração R-Line.
Por dentro, o acabamento terá um upgrade - a linha 2024 do Nivus já tem um carinho maior no interior, que sempre foi um ponto crítico dos modelos da plataforma MQB-A0 no país. Novos bancos envolventes e costuras diferenciadas nos revestimentos de couro são certos.
Será uma maneira do Nivus competir com o Fiat Pulse Abarth. O rival tem propulsor 1.3 turbo flex de 185/180 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm a 1.750 rpm. Bem mais potente e "torcudo", o modelo vai de zero a 100 km/h em 7,6 s e alcança 215 km/h.
Quanto aos preços, o Polo GTS sai por R$ 149.990, muito próximo dos R$ 147.890 pedidos pelo Nivus Highline. Ou seja, podemos presumir que o SUV cupê esportivo pode passar e muito dos R$ 160 mil. O Pulse Abarth pode sair na frente dele não apenas em desempenho, como também em preço, pois também custa R$ 149.990.