Fontes informam que o Compass terá um visual mais quadrado
Divulgação
Fontes informam que o Compass terá um visual mais quadrado

A Stellantis reuniu acionistas do grupo em uma convenção nesta quinta-feira (13) para discutir os destaques da empresa e seu futuro. Entre os anúncios, o CEO da marca Jeep, Antonio Filosa, confirmou o lançamento das novas gerações do Jeep  Renegade e Compass para 2027.

Embora os planos da empresa sejam globais, há grandes chances de impactarem o Brasil, onde os SUVs são bem aceitos pelo público. Porém o desempenho do Renegade nos Estados Unidos é bem abaixo do que aqui. Lá, o Renegade saiu de linha no início deste ano devido às baixas vendas.

JEEP RENEGADE 

Jeep Renegade é produzido em Pernambuco e é exportado para 12 países da América Latina
Divulgação/Jeep
Jeep Renegade é produzido em Pernambuco e é exportado para 12 países da América Latina

O novo Renegade chegará em 2027, segundo Filosa, e contará com eletrificação em sua propulsão, especialmente no mercado norte-americano. O CEO destacou a intenção de "(...) reentrar nos Estados Unidos e consolidar mundialmente sua posição no segmento de SUVs pequenos com o novo Renegade".

As especulações de que o Renegade não teria uma nova geração foram descartadas. Embora não tenha sido comentado, espera-se que, assim como o Compass, o Renegade utilize a nova plataforma STLA-Small da Stellantis, prevista para 2026.

A nova geração do Renegade também terá uma variante totalmente elétrica nos Estados Unidos, o que pode se estender ao Brasil, onde versões híbridas são uma possibilidade, dada a rápida descarbonização. Um exemplo é a motorização Bio-Hybrid que o grupo vem desenvolvendo , com opção híbrida-flex, isso pode ser uma realidade para o mercado brasileiro, por exemplo.

Há especulações de que o Renegade seja aumentando em suas dimensões para dar espaço ao Avenger, que pode ser produzido em Porto Real (RJ). Assim, o Compass também seria ampliado, permitindo que  Avenger e Renegade sejam comercializados sem afetar as vendas um do outro.

JEEP COMPASS

Jeep Compass é produzido em Goiana (PE
Divulgação
Jeep Compass é produzido em Goiana (PE

Assim como o Renegade , o Compass de nova geração está previsto para 2027. A Stellantis confirmou que ele terá alcance global, ou seja, isso inclui o Brasil. O Compass trocará a plataforma Small Wide 4x4 pela nova arquitetura STLA Medium , já utilizada no Peugeot 3008.

A nova plataforma suporta uma bateria de 98 kWh na versão elétrica, com potências variando de 220 cv a 390 cv. O novo Peugeot 3008, por exemplo, possui uma versão de 98 kWh com 231 cv e 34,9 kgfm de torque, além de configurações de 73 kWh com 326 cv e 51,9 kgfm de torque. A autonomia do Compass, nessas configurações, pode variar de 500 km a 700 km no ciclo WLTP.

Com isso também, é de se esperar que o novo Compass tenha entre 4,30 metros e 4,90 metros de comprimento e entre-eixos de 2,70 a 2,90 m. Para comparação, o Compass atual possui 4,40 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos.

Lembrando que o  Grupo Stellantis está investindo R$ 30 bilhões no Brasil até 2030, com 40 novidades previstas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!