![Desenhos registrados na Europa podem adiantar design do próximo Fiat Panda Desenhos registrados na Europa podem adiantar design do próximo Fiat Panda](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/dj/hq/2s/djhq2s40fu7wdbjx0x3ew777a.jpg)
Não é mais novidade que a Fiat já trabalha em um sucessor do Argo . Sabemos que tanto o hatchback quanto o sedã Cronos, não ganharão sobrevida na atual plataforma. No caso do três volumes, seu futuro é incerto, mas o Argo irá se tornar um hatchback com porte de SUV , que será derivado de um projeto global da Fiat, segundo o portal Autos Segredos .
Segundo apuração do site, a novidade chegará no primeiro trimestre de 2026 . Atualmente, o carro conta com três nomes internos: Argo Next Gen, F1H e também Projeto 328.
A ideia da Stellantis é que esse modelo seja global, portanto, deverá ser muito próximo em termos visuais da próxima encarnação do Fiat Panda na Europa . Historicamente, o Panda sempre foi o carro mais acessível, desde seu lançamento na Itália e chegou a inspirar o Uno brasileiro.
![Com porte próximo ao do C3, novidade pode acabar substituindo o Mobi e o Argo de uma só vez Com porte próximo ao do C3, novidade pode acabar substituindo o Mobi e o Argo de uma só vez](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ab/nj/4v/abnj4v5zt8lz5k8hdxe5gfh99.jpg)
O site aponta que por ser próximo do Panda , o sucessor do Argo conte com design “quadradinho”, remetendo ao Uno , o que pode inclusive fazer com que o lendário nome retorne às lojas e às ruas, apesar do nome Argo também ser considerado.
De toda forma, o novo modelo marcará o fim de produtos idealizados e desenvolvidos para a América do Sul pela Fiat do Brasil. As mudanças devem ficar somente em alguns detalhes para adaptar os modelos para o continente. No futuro, a Strada também pode passar pelo mesmo processo.
![Fiat Argo foi lançado em 2017 e mantém visual muito próximo ao original Fiat Argo foi lançado em 2017 e mantém visual muito próximo ao original](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/d5/4z/wg/d54zwg51ks4rwmrreepfvl00m.jpg)
De acordo ainda com Marlos Ney Vidal, responsável pelo Autos Segredos, as primeiras “mulas” de testes, nome para os primeiros protótipos de um veículo, estarão nas ruas já em 2024, com o início da produção programado para o primeiro bimestre de 2026, e o lançamento provavelmente em março do mesmo ano.
O que esperar do “novo Fiat Argo”
![Lanternas traseiras elevadas mostram ligação com C3; tampa do porta-malas preta lembra o Mobi Lanternas traseiras elevadas mostram ligação com C3; tampa do porta-malas preta lembra o Mobi](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/32/dr/85/32dr856lihyyas83ckddwf6ft.jpg)
A expectativa é que a novidade chegue ao mercado com visual bem quadrado e linha de cintura alta, dando um porte de SUV , assim como o Citroën C3 , de quem o novo Argo irá pegar emprestada a plataforma.
Nas patentes do próximo Panda europeu, é possível ver faróis unidos por filetes de LED, que devem ficar de fora do projeto brasileiro, que deverá ser pensado em baixo custo. É possível ver que a coluna A e os retrovisores são muito similares aos vistos pelo Citroën C3 e Peugeot 208 .
![Na mesma linha, Cronos poderia ser substituído por um modelo similar ao Citroën Basalt Na mesma linha, Cronos poderia ser substituído por um modelo similar ao Citroën Basalt](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/c9/0g/n6/c90gn66ndgd9tbg2y4w8i9z5y.jpg)
Uma das vantagens do uso da plataforma CMP é a versatilidade. Essa base permite que a novidade use motores 1.0 aspirados e 1.0 turboflex, bem como motorização micro-híbrida, que irá unir o motor 1.0 turbo com o sistema de 12 Volts e até uma opção 100% elétrica , o que já acontece com C3 e 208 em outros mercados.
Segundo o site, versões exclusivamente a combustão estão descartadas para a novidade, portanto, o conjunto mais provável seja o micro-híbrido de 12 Volts em todas as opções e transmissão automática CVT.