Não é mais novidade que a Fiat já trabalha em um sucessor do Argo . Sabemos que tanto o hatchback quanto o sedã Cronos, não ganharão sobrevida na atual plataforma. No caso do três volumes, seu futuro é incerto, mas o Argo irá se tornar um hatchback com porte de SUV , que será derivado de um projeto global da Fiat, segundo o portal Autos Segredos .
Segundo apuração do site, a novidade chegará no primeiro trimestre de 2026 . Atualmente, o carro conta com três nomes internos: Argo Next Gen, F1H e também Projeto 328.
A ideia da Stellantis é que esse modelo seja global, portanto, deverá ser muito próximo em termos visuais da próxima encarnação do Fiat Panda na Europa . Historicamente, o Panda sempre foi o carro mais acessível, desde seu lançamento na Itália e chegou a inspirar o Uno brasileiro.
O site aponta que por ser próximo do Panda , o sucessor do Argo conte com design “quadradinho”, remetendo ao Uno , o que pode inclusive fazer com que o lendário nome retorne às lojas e às ruas, apesar do nome Argo também ser considerado.
De toda forma, o novo modelo marcará o fim de produtos idealizados e desenvolvidos para a América do Sul pela Fiat do Brasil. As mudanças devem ficar somente em alguns detalhes para adaptar os modelos para o continente. No futuro, a Strada também pode passar pelo mesmo processo.
De acordo ainda com Marlos Ney Vidal, responsável pelo Autos Segredos, as primeiras “mulas” de testes, nome para os primeiros protótipos de um veículo, estarão nas ruas já em 2024, com o início da produção programado para o primeiro bimestre de 2026, e o lançamento provavelmente em março do mesmo ano.
O que esperar do “novo Fiat Argo”
A expectativa é que a novidade chegue ao mercado com visual bem quadrado e linha de cintura alta, dando um porte de SUV , assim como o Citroën C3 , de quem o novo Argo irá pegar emprestada a plataforma.
Nas patentes do próximo Panda europeu, é possível ver faróis unidos por filetes de LED, que devem ficar de fora do projeto brasileiro, que deverá ser pensado em baixo custo. É possível ver que a coluna A e os retrovisores são muito similares aos vistos pelo Citroën C3 e Peugeot 208 .
Uma das vantagens do uso da plataforma CMP é a versatilidade. Essa base permite que a novidade use motores 1.0 aspirados e 1.0 turboflex, bem como motorização micro-híbrida, que irá unir o motor 1.0 turbo com o sistema de 12 Volts e até uma opção 100% elétrica , o que já acontece com C3 e 208 em outros mercados.
Segundo o site, versões exclusivamente a combustão estão descartadas para a novidade, portanto, o conjunto mais provável seja o micro-híbrido de 12 Volts em todas as opções e transmissão automática CVT.