Ford Ranger na fábrica de General Pacheco (ARG)
Divulgação/Ford
Ford Ranger na fábrica de General Pacheco (ARG)

A Ford já havia anunciado que a produção dos motores da  Ranger seria realizada na fábrica de Pacheco , na Argentina, onde a própria picape é fabricada. Agora, a produção foi oficialmente iniciada para os motores 2.0 turbo de quatro cilindros da família Panther e o V6 3.0 turbo da família Lion. 

O motor 2.0 turbodiesel que é oferecido nas versões de entrada da picape era até então importado da Índia, enquanto o V6 3.0 era importado da Inglaterra. 

No entanto, essa nova fase de produção não deve alterar os preços da Ranger, que variam de R$ 239.990 a R$ 349.990. O início da produção dos motores visa garantir o controle de qualidade.

A fábrica de General Pacheco apresenta agora uma planta digital e conectada inaugurada no complexo para acomodar a nova linha de produção de motores. Segundo a Ford, a nova fábrica tem capacidade para produzir 82.000 motores por ano em dois turnos. 

Este investimento faz parte dos US$ 660 milhões destinados à planta de Pacheco para a produção da Ranger , com uma capacidade anual de 110.000 veículos. O sistema inteligente de gestão da qualidade utiliza mais de 2.000 sensores e mais de 50 câmeras para monitorar os motores e seus componentes.

"Além de robôs em operações críticas, usamos sistemas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para garantir altíssima precisão, capazes de detectar variações de 0,004% no processo" , diz Kleber Fernandes, diretor de Qualidade da Ford América do Sul. "E toda a operação é feita de forma sustentável, com 100% de energia renovável e zero geração de resíduos para aterro."

O nível de satisfação dos clientes da Ranger aumentou mais de 20% desde a chegada da nova geração
Divulgação/Ford
O nível de satisfação dos clientes da Ranger aumentou mais de 20% desde a chegada da nova geração

A nova seção da fábrica inclui 318 novos robôs inteligentes na área de carroceria, responsáveis por soldas automáticas.

O motor 2.0 turbodiesel é um quatro cilindros em linha com injeção direta, oferecendo 170 cv de potência a 3.500 rpm e 41,3 kgfm de torque a 2.000 rpm. Ele é acoplado a um câmbio automático de seis velocidades com conversor de torque. O consumo urbano é de 10 km/l e o rodoviário é de 11,5 km/l, de acordo com o Inmetro.

Já o motor que equipa a versão topo de linha da Ranger é um 3.0 turbodiesel de seis cilindros em V com injeção direta, entregando 250 cv a 3.250 rpm e 61,2 kgfm de torque a 1.750 rpm. Este motor está acoplado a um câmbio automático de dez velocidades, semelhante ao usado no Mustang. O consumo é de 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.

Nós do iG Carros já testamos o modelo com o motor V6 3.0, e você pode ver a  avaliação completa clicando aqui.

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