VW Tarok
Projeção/Kleber Silva
VW Tarok

Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (17) um investimento de R$ 3 bilhões na planta de São José dos Pinhais (PR). Esse montante será destinado à produção do sedã compacto  Virtus a partir de 2025, além de continuar a fabricação em São Bernardo do Campo (SP). O foco principal desse investimento, no entanto, é o desenvolvimento de uma nova picape compacta.

Nós do iG Carros já revelamos alguns detalhes sobre essa nova picape,  que será baseada no conceito Tarokapresentado no Salão do Automóvel de 2018. Embora não seja idêntica ao conceito, a nova picape terá várias características inspiradas nele. Este projeto faz parte de um investimento maior de R$ 16 bilhões, que inclui 16 lançamentos até 2028.

A plataforma utilizada no conceito Tarok em 2018 foi a MQB-A1, a mesma do Tiguan. Contudo, a nova picape enfrentará concorrentes como Fiat Toro, Chevrolet Montana e Ford Maverick, além de futuros lançamentos de outras marcas, como a Renault Niagara e um produto da Toyota.

Para a nova picape, a Volkswagen  deve utilizar a plataforma modular MQB-Hybrid, derivada da MQB-A0, usada no Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Esta escolha faz sentido, já que a fábrica de São José dos Pinhais já produz o T-Cross e em breve receberá a produção do Virtus . Além disso, a planta abriga a fábrica da Audi, que monta os modelos Q3 e Q3 Sportback. A localização próxima ao porto de Paranaguá facilita a exportação, como já ocorre com o T-Cross, enviado para 17 países.

VW Tarok
Divulgação
VW Tarok

Uma curiosidade interessante envolve o Virtus . O jornalista Renato Maia, do canal Falando de Carros, flagrou um Virtus camuflado em teste com bitolas traseiras e para-lamas mais largos , sugerindo o desenvolvimento da nova picape. Em estágios iniciais de projetos, é comum que montadoras utilizem veículos com plataformas semelhantes como mulas para testes.

A motorização da nova picape ainda é incerta, mas especula-se que ela poderá contar com um motor a combustão ou um motor híbrido-flex, possivelmente o motor 1.5 EVO 2, com 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Quanto ao lançamento, é difícil prever uma data exata, mas com base nas concorrências e especulações, é possível que a nova picape chegue ao mercado em torno de 2027.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!