Ford Cortina pertenceu ao ex-jogador que era também presidente do Manchester City
Divulgação
Ford Cortina pertenceu ao ex-jogador que era também presidente do Manchester City

Um Ford Cortina 1600E que pertenceu ao ex-jogador de futebol Francis Lee entrou em leilão. O veículo possui uma história interessante, sendo do atacante, que faleceu em 2023, desde a Copa do Mundo no México em 1970.

Na época, em 1966, a Inglaterra havia vencido a Copa do Mundo. Com isso, a Ford  presenteou a delegação convocada para a copa de 1970 com 30 unidades do Cortina. A Copa do Mundo de 1970 foi sediada no México e teve a Seleção Brasileira como campeã do torneio.

O veículo traz linhas finas na parte lateral com as cores da bandeira da Inglaterra, além das bandeiras do México e da Inglaterra. Na carroceria estava escrito "Escolhido pela Inglaterra". Essas alusões se davam porque a Ford produziu diversos modelos do Cortina na Inglaterra.

Ford Maverick LDO
Renato Bellote/iG
Ford Maverick LDO

O carro será leiloado por uma empresa em uma de suas bases no Imperial War Museum em Duxford, no norte da Inglaterra.

O Ford Cortina foi produzido de 1962 a 1982. Na América do Sul, ele só chegou à Argentina, onde era chamado de Ford Taunus. No Brasil, a Ford não produziu o Ford Cortina e, em vez disso, lançou o Ford Maverick. 

Isso ocorreu porque o único motor Ford disponível dessa classe no Brasil era o Aero-Willys de seis cilindros, que não cabia no Ford Cortina , mas se encaixava no cofre do Maverick, concorrendo assim com o Chevrolet Opala. O Ford Cortina foi um sucesso na Europa e em outros países. O Taunus, vendido na Argentina, tinha a plataforma do Cortina.

O sedã possui um motor de 1.3 litros, quatro cilindros, que gera 58 cavalos de potência a gasolina e 9,2 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 137 km/h e ele acelera de 0 a 100 km/h em 23 segundos. O câmbio é manual de quatro velocidades. 

Francis Lee morreu em 2023 aos 79 anos
Divulgação
Francis Lee morreu em 2023 aos 79 anos

Suas dimensões são: 4,26 metros de comprimento, 1,70 metros de largura, 1,32 metros de altura e 2,58 metros de entre-eixos, pesando apenas 945 kg.

A Seleção Brasileira de 1970 é considerada uma das melhores de todos os tempos. Liderada por Pelé, que marcou quatro gols no torneio, o time brasileiro conquistou seu terceiro título mundial. Além de Pelé, a seleção contava com jogadores como Jairzinho, que marcou gols em todas as partidas da Copa, Tostão, Gérson, Rivelino e Carlos Alberto Torres, que marcou o gol final na vitória por 4 a 1 sobre a Itália na final. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!