Muitos países têm títulos na Copa do Mundo, mas só o Brasil é penta. Fruto de uma trajetória que se iniciou em 1958, contando também com a colaboração de Pelé, Garrincha, Zagallo, Rivellino, Romário e Ronaldo através dos anos. Claro, batemos na trave, perdemos duas finais e fomos massacrados pela Alemanha na última semifinal, mas nada tira a majestade e a história do que foi feito.
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Coincidentemente, a nossa indústria começou na mesma década da primeira conquista da Copa do Mundo . Mais especificamente, um ano antes do primeiro título da seleção brasileira. Em 1957, a primeira Kombi totalmente nacional deixava a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP). Partindo disso, a reportagem do iG Carros lista quais foram os carros mais vendidos em cada um dos anos em que o Brasil foi campeão.
1958 - Jeep Willys
Ainda em 1957, o primeiro Jeep nacional também surgiu na fábrica da Willys Overland do Brasil. Seu motor, entretanto, continuou sendo importado, com a nacionalização completa do modelo em 1959. O veículo que, primeiramente, foi projetado para auxiliar em combate continuou prestativo após o fim da Segunda Guerra Mundial foi um sucesso de vendas no Brasil.
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Tanto é que, enquanto Pelé, Zagallo e Vavá bombardeávam a Suécia na final da Copa do Mundo de 1958, o Jeep Willys era o carro mais vendido do Brasil. Ele foi um dos últimos grandes destaques que levantaram o caneco, antes que os Volkswagen “a ar” ganhassem as ruas brasileiras. E é justamente de um deles que iremos falar no próximo tópico.
1962 - Volkswagen Fusca
Em 1959, o Fusca começou a ser fabricado no Brasil, ainda que grande parte de suas peças viessem da Alemanha. O modelo fez um sucesso que duraria muitos anos em nosso mercado, e até retornaria à vida no início dos anos 90.
Três anos depois, o Brasil foi bicampeão na Copa do Mundo de 1962. Amarildo, Zito e - mais uma vez - Vavá foram os algozes da Tchecoslováquia na final do mundial disputado no Chile. Neste ano, o Fusca emplacou 38.397 unidades, começando a consolidar o sucesso que os carros da Volkswagen fariam nos anos seguintes.
1970 - Volkswagen Variant
O Brasil de 1970 era um verdadeiro timaço! Pelé, Tostão, Jairzinho e Rivellino encantavam no ataque, bem como a defesa liderada por Carlos Alberto, Everaldo e o goleiro Félix. Dessa forma, nossa seleção se tornou a primeira no mundo a conquistar o tricampeonato no mundial do México. O resultado da final contra a Itália foi seguro: 4x1 em cima da azzurra.
Se hoje defendemos que os brasileiros não sabem comprar carro por preferirem SUVs em relação às belas e competentes peruas, em 1970 o modelo mais vendido do Brasil era a Volkswagen Variant. Áureos tempos, não? Espaçosa e dona de uma mecânica confiável, foram 45 mil unidades emplacadas.
1994 - Fiat Uno
Foram 24 longos anos sem conquistar um título, mas ainda bem que tínhamos Romário em 1994. Nosso “baixinho” não chegou a marcar na final, mas anotou um pênalti na disputa travada nos Estados Unidos. Com o erro de Baggio na última cobrança, os italianos viram o título nas mãos dos brasileiros mais uma vez.
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O Fiat Uno já estava datado. Era um projeto de 1984 que já ostentava dez anos de mercado no Brasil. Mas o hatch da Fiat ainda tinha muito pra respirar, tanto é que foi sair de linha apenas em 2013. No ano em que Galvão gritou seu famoso “é tetra!”, o Uno emplacou incríveis 221.786 unidades.
2002 - Volkswagen Gol
O Brasil disputou três finais seguidas de Copa do Mundo. Após o título de 1994, fomos derrotados pela França em um dos jogos mais polêmicos do mundial de 1998. Bola pra frente e o Brasil venceu a Alemanha ao fim de 2002 consagrando-se campeão no primeiro mundial disputado em dois países: Coréia e Japão.
E não foi só o Ronaldo que fez muitos gols na Copa do Mundo . A Volkswagen também! Durante o ano de 2002, o hatch era o carro mais vendido do País. Foram 208.657 emplacamentos em nosso último título. Tudo que nos resta agora é torcer para que o Onix entre para essa lista no futuro.