O coach, empresário e pré-candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal , sempre tem opiniões polêmicas. A mais recente foi afirmar que BMW é “carro de corretor de imóveis”, e que para fechar bons negócios e melhorar a imagem pessoal, é necessário carros melhores.
Na opinião do coach, um carro melhor aumenta a autoestima, melhora a imagem e ajuda a fechar negócios. Para Marçal o ideal são modelos da britânica Land Rover ou da alemã Mercedes-Benz .
"O bom carro ajuda a fechar contrato, aumenta a sua autoestima, o branding, fecha o contrato, faz tudo. Todo o carro tem um perfil. BMW carro de corretor de imóveis. Se você mexe com empreendedor e fecha negócio com os caras, precisa de, no mínimo, uma Land Rover. Mercedes mais executiva. Mercedes é melhor que BMW na visão empresarial. BMW é corretor de imóveis, mas está infinitamente melhor do que o Corsa", afirmou Marçal em uma palestra recente.
A fala foi vista considerada engraçada por alguns, enquanto outros se sentiram ofendidos, principalmente proprietários de BMW e corretores de imóveis:
"Aposto que nenhum aluno desse boçal tem um iX6 igual ao meu na garagem. Um desrespeito com uma marca icônica e com os corretores de imóveis", comentou usuário do Instagram. Vale ressaltar que a BMW nunca produziu um “ iX6 ”, e que os modelos começando com a letra i são os veículos elétricos da marca.
Outro usuário discorda da ideia de que é necessário ter um carro caro para fechar negócios: "Sou corretor, não tenho um BMW, mas ganho muito imóvel no meu nome. Que fala mais idiota, o que importa é o dinheiro na conta, mesmo andando de Kwid".
A opinião de Marçal pode ser explicada, talvez, pela popularidade dos modelos da BMW , que é a marca premium que mais vende no país. Considerando somente 2023, a marca vendeu mais que Volvo , o dobro de Audi e Land Rover , três vezes mais que Mercedes-Benz e Porsche .
Na opinião de Marçal, e de muitos outros coaches e de brasileiros, a primeira impressão de uma pessoa é formada pelo carro que ela está dirigindo, "você vai encostar o carro num negócio e a pessoa já vai olhar. Mano, é o Brasil", afirma o coach.
Vale a pena comprar um usado de luxo pelo preço de um zero km básico?
O mercado de carros premium é marcado pela forte desvalorização. Um BMW Série 1 2014 pode ser encontrado por R$ 77 mil, preço um pouco acima de um Citroën C3 Like , por exemplo.
Já um Land Rover Discovery 2019 pode ser encontrado por cerca de R$ 160 mil, preço de um Volkswagen T-Cross Highline zero km.
Na mesma linha, é possível encontrar um Mercedes-Benz Classe C 2018 por R$ 130 mil, valores próximos ao de um Chevrolet Onix Plus .
Esses preços similares com modelos zero km mais simples podem atrair muitos ao mundo dos “ restos de rico ”, tendo opções ainda mais acessíveis do que as apresentadas acima.
Entretanto, o principal risco desses modelos é a manutenção. Alguns já podem estar fora da garantia de fábrica ou com uma quilometragem avançada, além de que podem ter sido mal cuidados por donos anteriores.
A manutenção preventiva ou corretiva desses carros precisa de um cuidado especial e mecânicos especializados. Além disso, as peças são todas importadas, o que além de um preço mais elevado, estão sujeitas à fretes e tarifas de importação, fazendo com que fiquem mais caras e demorem mais para chegar até o mecânico.
Portanto, antes de pensar em seguir conselhos de coaches, pesquise sobre a manutenção do carro que está interessado, faça uma pesquisa de preços de peças e seguros, por exemplo.