Nos últimos meses, a Audi tem atualizado o visual de alguns modelos, incluindo suas versões esportivas. Recentemente, o sedã S3 recebeu um facelift , e para o Brasil, a RS6, apresentada globalmente em outubro , chegou em março . Agora, é a vez do SUV cupê Q8 , na versão esportiva denominada RS Q8 , que também ganhou uma versão chamada Performance , aumentando ainda mais seu potencial bruto.
O lançamento na Europa está previsto para junho, com preços de €141.900 (R$826.790) para o RS Q8 e €155.700 (R$907.200) para o RS Q8 Performance.
Sendo um facelift de meia-vida, o SUV não mudou muito em relação ao modelo anterior. Na dianteira, a grade inferior teve pequenas alterações, com um término mais acentuado. Os faróis foram redesenhados, mantendo um formato semelhante, mas com uma nova assinatura em LED. Nas laterais, as rodas de 22 polegadas com pneus 295/40 (podendo chegar a 23 polegadas com pneus 295/35) também ganharam um novo design. Na traseira, as lanternas foram redesenhadas com luzes de LED e o para-choque teve leves mudanças em seus elementos.
Sob o capô, o RS Q8 mantém o motor V8 4.0 biturbo, agora com melhorias diversas. O modelo oferece os mesmos 600 cv do anterior e 81,6 kgfm de torque, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. A velocidade máxima pode ser limitada em 250 km/h, 280 km/h ou 305 km/h, conforme a preferência do condutor.
Para quem busca ainda mais performance, a nova configuração Performance do RS Q8 é o SUV mais rápido já criado pela Audi. Com a mesma litragem, o motor agora gera 640 cv e 86,7 kgfm de torque, superando o Audi R8 V10 5.2 aspirado de 610 cv, que não é mais comercializado. O 0 a 100 km/h é feito em 3,6 segundos, 0,2 segundos mais rápido que a versão sem a sigla Performance, com uma velocidade máxima de 305 km/h.
Para comparação, o R8 faz 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e tem uma velocidade máxima de 330 km/h. Entre os concorrentes, a BMW X6 M Competition apresenta 625 cv e alcança a marca em 3,9 segundos, enquanto o Porsche Cayenne Coupe Turbo GT , com 659 cv, faz em 3,3 segundos.
Como opcional, o RS Q8 pode ser equipado com um sistema de escapamento esportivo RS, que intensifica o som e se destaca pelas ponteiras em preto brilhante. Os sistemas de freios em cerâmica de 440 mm na dianteira e 370 mm na traseira também são opcionais.
As diferenças no interior são mínimas. O volante ficou menos achatado, agora com uma circunferência mais circular, e continua revestido em Alcântara. Os bancos esportivos do tipo concha adicionam charme, acompanhados por duas telas: uma de 10 polegadas para o sistema multimídia e outra inferior para controlar o ar-condicionado.
VEJA MAIS FOTOS DO AUDI Q8 RS