A Porsche apresentou a linha 2024 do Cayenne , seu carro-chefe em termos de vendas, que ficou mais potente, ganhou uma atualização externa e interior mais moderno, inspirado no Taycan . O modelo chega já esse mês nas versões a combustão, que partem de R$ 810 mil , enquanto as versões híbridas plug-in começam em R$ 690 mil , mas só desembarcam no segundo semestre .
Segundo a Porsche, todas as variantes estão mais potentes. Os modelos a gasolina trazem o V8 4.0 biturbo, que na versão S (Coupé e SUV) entrega 474 cv e 63 kgfm de torque , representando um ganho de 34 cv e 5 kgfm de torque em relação ao modelo 2023. Já a versão GT, topo de linha, ganhou 19 cv de potência e alcança 659 cv e 89,2 kgfm de torque, suficientes para fazer o SUV de luxo alcançar os 100 km/h em 3,3 segundos , com velocidade máxima de 305 km/h.
Os modelos híbridos já estão disponíveis no sistema de pré-vendas e trazem o já conhecido V6 3.0 com tecnologia híbrida plug-in, que ficaram mais potentes, justamente por causa da instalação de novos motores elétricos.
O motor a combustão continua gerando 304 cv , mas o motor elétrico ganhou 40 cv extras, fazendo a potência combinada crescer para 470 cv . As baterias também foram melhoradas e agora são de 25,9 kWh, contra as de 17,9 da geração anterior. O novo pacote permite alcance elétrico de 90 km no ciclo WLTP.
A versão Turbo E-Hybrid também traz o novo motor elétrico, mas aliado ao V8 4.0. As unidades combinam para entregar 739 cv de potência e 96,8 kgfm de torque . Apesar de mais potente que a Turbo GT , a aceleração de 0 a 100 km/h é 0,4 segundos mais lenta (3,7s), e a velocidade máxima é de 295 km/h.
Os compradores do Cayenne nas versões híbridas ainda vão receber um carregador de 11 kW que carrega as baterias do SUV em 2h 18 minutos . Além disso, a Porsche se compromete a realizar a instalação e pagar as despesas com materiais e mão de obra necessários para instalar o equipamento.
Visualmente, o facelift do Cayenne traz novos faróis , para-choques e capô . Os faróis de LED lembram o Taycan , enquanto o para-choque ganhou contornos mais quadrados nas entradas de ar. Para completar, o capô está com o vinco central mais estreito e com linhas mais pronunciadas.
Na traseira, as lanternas deixaram a inspiração no Panamera para trás e agora lembram mais o 911 de geração 992 , principalmente na seção que fica localizada na lateral do SUV . A peça luminosa percorre toda a traseira do Cayenne , que ganhou também um novo para-choque e uma nova tampa de porta-malas.
A principal novidade do Cayenne 2024 está na cabine. O interior agora é inspirado no Porsche Taycan , primeiro carro elétrico da marca, e pode servir como uma “prévia” do que os consumidores do SUV podem aguardar quando a versão elétrica chegar, em meados de 2025.
O novo painel digital tem desenho curvo, 12,6 polegadas e substitui os mostradores analógicos. Entre o painel de instrumentos e a central multimídia de 12,3 polegadas está o novo seletor de marchas do câmbio , que traz desenho similar ao oferecido no 911, mas a novidade é a posição no painel ao invés da instalação no console central.
A multimídia traz Apple CarPlay e Android Auto sem fio. A dupla é complementada por uma tela de 10,9 polegadas posicionada à frente do passageiro, que pode comandar de forma individual o sistema de info entretenimento. Segundo a Porsche, uma película especial impede que o condutor veja o que está sendo exibido na tela , justamente para evitar que o motorista se distraia.
Confira os preços sugeridos para o Porsche Cayenne 2024 :
• Cayenne E-Hybrid : R$ 690.000
• Cayenne E-Hybrid Coupé : R$ 720.000
• Cayenne S : R$ 810.000
• Cayenne S Coupé : R$ 840.000
• Cayenne Turbo E-Hybrid : R$ 1.135.000
• Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé : R$ 1.165.000
• Cayenne Turbo GT : R$ 1.385.000