O Volkswagen Atlas pode não ser muito conhecido dos brasileiros, mas o modelo é o SUV de grande porte da Volkswagen na América do Norte. Os proprietários do Atlas e da sua versão cupê, o Atlas Cross Sport , foram instruídos pela fabricante a não utilizarem o banco do passageiro por conta de airbags defeituosos.
Cerca de 271 mil proprietários devem ser afetados pelo defeito . Segundo a imprensa dos Estados Unidos, os comunicados de recall só devem ser emitidos a partir de 16 de agosto. Até o momento, a recomendação da própria Volkswagen é que o banco do passageiro do SUV fique vazio, se possível.
Os veículos afetados são os Atlas produzidos entre 2020 e 2021 e o Atlas Cross Sport fabricados entre 2020 e 2024. O sistema que detecta a presença de ocupantes nos bancos dianteiros, e controla o acionamento do airbag , é ligado ao sistema de aquecimento do banco. Foi identificado um fio com mal-contato, que pode desligar o sistema de airbag do lado do passageiro, mesmo se o ocupante estiver com o cinto de segurança afivelado.
Os modelos que apresentarem o problema irão emitir um alerta sonoro, bem como a luz do airbag ficará acesa no painel, além de uma mensagem de erro. Segundo a VW , os proprietários devem se dirigir imediatamente à uma concessionária da marca assim que a mensagem aparecer.
A solução do problema é substituir o sensor que detecta a presença de ocupante no lado do passageiro, bem como a fiação, por equipamentos reforçados.
Segundo caso de recall do Atlas em um ano
Duas unidades do Atlas precisaram retornar ao concessionário também por problemas no sistema de airbag. A fabricante detectou que as bolsas que protegem de impactos laterais haviam sido montadas de forma equivocada em somente dois carros, em julho de 2023.
Como é o Volkswagen Atlas?
Posicionado acima do Tiguan , mas abaixo do Touareg - apesar de ser maior -, o Atlas é o segundo maior SUV oferecido pela marca alemã, medindo 5,04 metros de comprimento; 1,99 m de largura; 1,78 m de altura e 2,98 m de distância entre os eixos.
O SUV chegou a ser oferecido com motores 2.0 turbo de 238 cv e 35,69 kgfm de torque (o mesmo do Jetta GLI ), ou 3.5 V6 de 280 cv e 36,8 de torque. A partir da linha 2024, o SUV de sete lugares conta apenas com motor 2.0 turbo, que foi aprimorado para entregar 273 cv e 37,7 kgfm de torque, sempre com transmissão automática de oito velocidades.