É inegável que os SUVs se tornaram os queridinhos do mercado brasileiro. Somente em maio de 2024, eles representaram mais de 45% do volume de zero km emplacados, com mais de 400 mil unidades . Pensando nisso, a Mobiauto realizou um levantamento com os modelos que apresentam melhor revenda no mercado; confira:
A pesquisa da Autotech , que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e seminovos do país, cruzou a quantidade de anúncios de SUVs com os cliques dos usuários das plataformas. A ideia era encontrar qual o SUV é mais fácil de ser vendido no mercado de seminovos e a resposta pode surpreender.
A Mobiauto considerou apenas modelos com ano-modelo 2021, 2022 e 2023. Vale ressaltar que os mais anunciados foram Nissan Kicks (6,46%), Citroën C4 Cactus (2,88%), Peugeot 2008 (2,73%) - todos ano-modelo 2022 - e Jeep Renegade 2021 (1,99%) e 2022 (1,16%).
Entre os mais clicados, o cenário pouco mudou, com Kicks mantendo a liderança (1,64%) dos cliques, seguido do Renegade 2021 (1,52%), C4 Cactus 2022 (1,34%), Jeep Compass 2022 (1,15%) e VW T-Cross 2022 (1,10%).
“Entendo que esse levantamento foi bastante meticuloso para esclarecer a relação entre oferta e demanda dos SUV´s seminovos no Brasil. Estou muito orgulhoso do trabalho feito pela equipe”, afirma o economista Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
Segundo o executivo, o exemplo dos modelos da Toyota é bem claro, SW4 , RAV4 e Corolla Cross representam 0,02% de anúncios, enquanto o percentual de cliques dos três modelos é de 0,49%.
“Isso é matemática simples: para quem está vendendo, o número de concorrentes é baixo e a procura por esses carros é alta. Em outras palavras, os modelos da marca tendem a ser mais fáceis de serem vendidos”, explica Sant Clair.
Segundo o levantamento, o SUV mais fácil de ser vendido é o Toyota SW4 2021 com 31 cliques por anúncio, seguido do Caoa Chery Tiggo 7 Pro com 24 c/a (cliques por anúncio) e Chevrolet Equinox com 19 c/a.
Veja os SUVs mais fáceis de vender no mercado de usados segundo a Mobiauto :