O mercado chinês demanda um elevado número de carros elétricos, isso não é novidade, nem que as marcas tradicionais dão uma atenção especial aos chineses por conta do elevado volume de vendas. Esse é o caso do novo SUV elétrico da Volkswagen , o ID.UNYX , que tem muito mais de complicado do que o nome.
Inicialmente, o modelo começou sua vida como um Cupra , mais precisamente o Cupra Tavascan , mas agora se torna um Volkswagen , para ampliar a oferta de suvs elétricos exclusivos da China , que conta ainda com o ID.6 . Essa estratégia não é novidade na VW , já que o Up , por exemplo, foi vendido por Seat e Skoda com pequenas alterações visuais, mesmo caso do ID.UNYX .
O modelo será produzido em Hefei pela Volkswagen Anhui , uma joint-venture criada pela Volkswagen e JAC para facilitar a participação dos alemães no mercado chinês ainda em 2017. Entretanto, não compartilha nada com os modelos da JAC , utilizando a plataforma MEB de origem Volkswagen .
Trazendo muito do visual do Cupra Tavascan , o ID.UNYX , em nada lembra um Volkswagen como conhecemos no ocidente. Os vincos bem pronunciados pela carroceria, os faróis de LED quase triangulares e o caimento acentuado do teto dão ao modelo um visual bem arrojado. Vale destacar ainda a traseira bem elevada lembrando um pouco o Nivus brasileiro.
Em termos de dimensões, o ID.UNYX
mede 4,66 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 1,61 m de altura e 2,76 m de entre-eixos. Comparando com o Brasil, ele ficaria posicionado entre o Taos
(4,44 m de comprimento) e o Tiguan
(4,72 m).
A novidade é disponível em duas configurações de motor: traseiro de 228 cv (o mesmo do ID.4
), ou então dois motores elétricos que combinam para 335 cv de potência. As baterias são de 82,4 kWh, que garantem alcance de 621 km ou 565 km, dependendo da versão.