Assim como fizemos com o BYD King versus o Toyota Corolla sedã , o novo SUV da BYD , chamado Song Pro , chega ao mercado com preços a partir de R$ 189.800 na versão de entrada GL e até R$ 199.800 na versão topo de linha GS. A marca chinesa busca atrair compradores do Toyota Corolla Cross , um SUV médio que estreou em março de 2021 e recebeu uma pequena reestilização em abril deste ano.
Para aqueles que estão em dúvida com a chegada da BYD, vamos detalhar qual modelo oferece o melhor custo-benefício, considerando os dados fornecidos pelas montadoras nas fichas técnicas de ambos os carros. Veremos qual dos dois oferece o melhor valor em termos de material e tecnologia para o consumidor.
PREÇO E GARANTIA
Vamos comparar as versões topo de linha de ambos os modelos: a GS para o Song Pro e a XRX Hybrid para o Corolla Cross. O preço atual do Song Pro é de R$ 199.800 para os primeiros 3.000 comparadores, enquanto o Corolla Cross custa R$ 210.990, uma diferença de R$ 11.190 (5,3%). Em termos de garantia, o Song Pro oferece seis anos para o veículo e oito anos sem limite de quilometragem. A Toyota oferece cinco anos de garantia para o veículo e também oito anos sem limite de quilometragem.
Neste caso, o Song Pro ganha pontos pelo menor preço e pela maior garantia maior. Ou seja, 2 vs 0.
DIMENSÕES
Em termos de dimensões, o Song Pro tem 4,73 metros de comprimento contra 4,46 metros do Corolla Cross, 1,86 metros de largura versus 1,82 metros, 1,71 metros de altura ante 1,62 metros e 2,71 metros de distância entre-eixos contra 2,64 metros, respectivamente. A altura mínima do solo é de 161 mm para o Corolla Cross e 156 mm para o Song Pro. Assim, o Song Pro é maior e mais espaçoso, ganhando mais um ponto. 3 vs 0.
O porta-malas do Song Pro tem 520 litros, enquanto o do Corolla Cross tem 440 litros, uma diferença relativa de 80 litros, adicionando mais um ponto ao carro da BYD. 4 vs 0.
MOTORIZAÇÃO
A motorização é bem diferente entre os dois modelos. O Song Pro é um híbrido plug-in com uma bateria de 18,3 kWh, permitindo carregamento em tomada e freio regenerativo, enquanto o Corolla Cross é um híbrido convencional com uma bateria de 1,3 kWh. Esse diferencial dá um ponto ao Song Pro. 5 vs 0.
Em termos de potência, o Song Pro combina 235 cv e 43 kgfm de torque, com um câmbio automático de uma marcha, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e alcançando velocidade máxima de 185 km/h. Já o Corolla Cross combina 122 cv, com um câmbio CVT, fazendo 0 a 100 km/h em 13 segundos e com velocidade máxima de 170 km/h. Novamente, o Song Pro ganha um ponto pela maior potência. 6 vs 0.
AUTONOMIA E CONSUMO
A marca não divulgou os dados do Inmetro, então ainda não temos números exatos para o Song Pro, que está em processo de homologação pelo PBEV. No entanto, com uma bateria maior e um tanque de combustível maior (52 litros para o Song Pro contra 36 litros para o Corolla Cross), é provável que o SUV da BYD apresente melhores médias de consumo.
A BYD afirma que o Song Pro pode fazer 22,7 km/l no modo híbrido, com uma autonomia total de 1.100 km.
Por outro lado, o Corolla Cross, segundo dados do Inmetro, tem um consumo urbano de 17,7 km/l com gasolina e 14,6 km/l na estrada. Um diferencial importante da Toyota é que ela oferece um híbrido, de fato, que pode usar etanol, único no Brasil. Com etanol, o Corolla Cross faz 12,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, ganhando um ponto em nossa avaliação.
Em um cálculo básico, considerando a autonomia urbana de 17,7 km/l e um tanque de 36 litros, o Corolla Cross teria uma autonomia de aproximadamente 637 km com gasolina, nas melhores condições. Portanto, o Song Pro ganha mais um ponto por ter uma maior autonomia, resultando em uma pontuação de 7 a 1.
TECNOLOGIA E SEGURANÇA
Em termos de tecnologia, ambos possuem tela central com conectividade para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de painel de instrumentos digital. O BYD inclui câmera com visão 360° e monitoramento de pressão dos pneus, recursos ausentes no Corolla Cross, Nesse caso, ambos ganham um ponto, 8 a 2.
Porém, assim como os sedãs, o mesmo cenário de desigualdade se repete nos sistemas autônomos de condução. Enquanto o Corolla Cross oferece controle de cruzeiro adaptativo, alerta e frenagem de emergência, alerta e assistência de mudança de faixa, assistente de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, entre outros recursos, o Song Pro não possui nenhuma dessas funcionalidades. Portanto, no quesito sistemas ADAS, o Corolla Cross leva a melhor e ganha um ponto, resultando em 8 a 3.
Por fim, em termos de segurança, ambos os veículos possuem freios ABS, controle de tração e estabilidade, e seis airbags. Assim, cada um ganha um ponto. Fechamos o placar com 9 a 4 para o BYD Song Pro.
A melhor escolha do veículo depende das prioridades do consumidor, como espaço, motorização, consumo, equipamentos e segurança.