Sedã médio chinês mira no Corolla e aposta liderar vendas, porém com a greve do Ibama, há um longo caminho
Divulgação/BYD
Sedã médio chinês mira no Corolla e aposta liderar vendas, porém com a greve do Ibama, há um longo caminho

Com a chegada do novo  BYD King ao Brasil nesta terça-feira (18), seus detalhes foram revelados e agora, oficialmente, podemos compará-lo com seu concorrente direto, o Toyota Corolla . Em um evento realizado em São Paulo, a BYD deixou claro que o objetivo é liderar as vendas no segmento de sedã médio, ultrapassando a Toyota na categoria.

Algo que foi difícil com o Honda Civic, quando estava em um patamar de preço acirrado, e nunca aconteceu com o Nissan Sentra . Agora, quem quer encarar esse desafio é o King. Em termos de venda, desde a publicação desta matéria, o Corolla vendeu 13.313 veículos, liderando, contra 2.039 do Nissan Sentra, o segundo colocado, segundo a Fenabrave (Federação Nacional de Veículos Automotores).

Quais são as diferenças, vantagens e desvantagens que o King pode ter em relação ao Corolla ? Usando a ficha técnica como comparativo, vamos ressaltar as diferenças entre os dois, além do custo-benefício.

Começando pelo preço. Enquanto o Corolla possui versões a combustão e híbridas, o King é apenas híbrido plug-in . Assim, compararemos as versões híbridas da Toyota, que possui duas, com o King, que também possui duas versões.

O Toyota Corolla na versão de entrada com motorização híbrida, a Altis Hybrid, custa R$ 190.120, e a topo de linha, Altis Hybrid Premium , não sai por menos de R$ 200.910. Esses preços aumentaram recentemente. Já o BYD King na opção de entrada, a GL, custa R$ 175.800, enquanto a configuração topo de linha, a GS, sai por R$ 187.800.

Comparando as versões de entrada e a topo de linha respectivamente, a diferença de preço é de R$ 14.320 e R$ 13.110, ponto para o veículo da BYD. Em termos de garantia, a BYD oferece seis anos para os veículos e oito anos para as baterias, sem limite de quilometragem. Já a Toyota oferece cinco anos de garantia para o veículo e oito anos para a bateria também, sem limite de quilometragem. Com um ano a mais para o veículo, a BYD leva a vantagem, ou seja, um ponto para o King.

DIMENSÕES

BYD King
Divulgação
BYD King

Em termos de dimensões, o King é maior em vários aspectos em comparação com o Corolla, perdendo apenas no porta-malas e altura do solo. Vamos às medidas:

Medidas         | BYD King | Toyota Corolla

Comprimento | 4,78 m      | 4,63 m

Largura          | 1,83 m      | 1,78 m

Altura             | 1,49 m      | 1,45 m

Entre-eixos    |  2,71 m     |  2,70 m

Altura do solo | 120 mm   | 140 mm

Apesar de o King ser maior em quase todas as dimensões, exceto a altura do solo, o entre-eixos é apenas 1 cm maior. Ponto para o King. No entanto, o porta-malas do Corolla, com 470 litros, é 20 litros maior que o do King, que tem 450 litros. Ponto para o Corolla.

MOTORIZAÇÃO

BYD King
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BYD King

Aqui as diferenças são marcantes. O Corolla aceita gasolina e etanol, sendo um dos únicos veículos híbridos-flex no Brasil. Ponto para ele.

O Corolla tem um motor 1.8 aspirado flex de 98/101 cv (gasolina/etanol) e 14,5 kgfm de torque, junto com dois motores elétricos de bateria de 1,3 kWh de níquel-cádmio que fornecem mais 72 cv e 16,6 kgfm de torque, resultando em uma potência combinada de 122 cv. O câmbio é CVT sem marchas simuladas.

O BYD King tem um motor 1.5 turbo a gasolina de 110 cv e 13,7 kgfm de torque. A versão GL tem uma bateria de 8,3 kWh, totalizando 173 cv e 32,2 kgfm de torque. A versão GS tem uma bateria de 18,3 kWh, totalizando 235 cv e 33,1 kgfm de torque. O câmbio de ambos é automático de uma embreagem.

O 0 a 100 km/h do Corolla é feito em 12 segundos, enquanto o King faz em 7,3 segundos (7,9 na versão GL). A velocidade máxima é 170 km/h para o Corolla e 185 km/h para o King. Na motorização, o King ganha com mais potência e torque combinados.

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Toyota Corolla
Luiz Forelli Santana/iG
Toyota Corolla

O consumo do King ainda não foi divulgado pelo Inmetro. A BYD estima uma autonomia de 1.200 km para a versão GS, equivalente a uma viagem de São Paulo a Brasília.

O Toyota Corolla Hybrid tem consumo, segundo o PBEV, de 15,7 km/l na estrada e 18,5 km/l na cidade com gasolina. Com etanol, faz 11,1 km/l no ciclo rodoviário e 12,8 km/l no ciclo urbano.

O tanque do Corolla tem 43 litros, resultando em uma autonomia de cerca de 796 km com gasolina. A BYD estima que o King faça até 25,6 km/l na versão GS, resultando em uma autonomia de 1.248 km com um tanque de 48 litros.

Não podemos pontuar um vencedor no consumo, já que os dados oficiais do King ainda não foram divulgados.

A vantagem do King é ser um híbrido plug-in, proporcionando maior autonomia elétrica (55 km para o GL e 120 km para o GS) e a capacidade de ser carregado em uma tomada. Já o Corolla é um híbrido convencional, autorrecarregável, que usa o motor a combustão e frenagens para recarregar a bateria. Ponto da BYD. 

SUSPENSÃO

A suspensão pode ser crucial para muitos compradores. O King usa suspensão McPherson na frente e eixo de torção na traseira, uma configuração mais simples. O Corolla usa uma suspensão traseira multibraços (multilink), mais refinada e confortável, independente nas quatro rodas. Ponto para o Corolla.

INTERIOR E EQUIPAMENTOS

BYD King
Luiz Forelli Santana/iG
BYD King

Por mais que o BYD King apresente visualmente um interior mais robusto e completo, ele fica atrás em várias questões. O sistema ADAS do King não inclui alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, centralização na faixa, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro e frenagem automática de emergência, todos presentes no Toyota Corolla. Ponto para o Corolla. 

A tela central do BYD King é maior, mas o painel de instrumentos é menor. O painel de instrumentos 100% digital tem 8,8 polegadas, e a central multimídia flutuante e rotativa tem 12,8 polegadas. O Corolla tem um painel de instrumentos digital maior, de 12,3 polegadas, e uma tela multimídia flutuante de 10,5 polegadas. Ambos oferecem conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Mas em termos de interatividade, o BYD apresenta mais opções. Ponto para o King. 

Toyota Corolla
Luiz Forelli Santana/iG
Toyota Corolla

O BYD King não dispõe de assistente de farol alto, enquanto o Corolla oferece essa função. No entanto, o BYD King possui câmeras 360° graus, recurso ausente no Corolla. O retrovisor do BYD King não é fotocrômico, diferentemente do Corolla, mas ele tem retrovisores externos com aquecimento, recurso que o Corolla não possui.

Além disso, o BYD King apresenta sistema Auto Hold, freio de estacionamento eletrônico e acionamento remoto do motor, funções que o Corolla não oferece. 

Por fim, o Toyota Corolla apresenta sete airbags, enquanto o BYD King possui apenas seis. Desta forma, podemos dar um ponto para a Toyota em termos de segurança, devido à maior quantidade de airbags. O acabamento de ambos é bem alinhado, com materiais soft touch no painel, nas portas dianteiras e traseiras, além de acolchoamento nas portas. Portanto, pontos para os dois.

Em nossa análise técnica, o BYD King vence por 7x6, um placar bem acirrado. No entanto, isso não define o melhor veículo, e sim o que é mais adequado para o bolso do consumidor e suas prioridades — seja espaço, motorização, consumo, equipamentos, segurança, entre outros fatores. Em termos de custo-benefício, por oferecer bons equipamentos, autonomia favorável e motorização eficiente, o BYD King apresenta uma melhor relação custo-benefício.

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