Motor AP é um dos mais queridos do mercado brasileiro
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Motor AP é um dos mais queridos do mercado brasileiro

Carros no Brasil são caros e por isso, motores resistentes são muito valorizados por quem precisa de um veículo para o trabalho, ou simplesmente não quer passar perto das oficinas mecânicas. Confira alguns motores que carregam essa boa fama e quais carros contam com eles.

1 - Volkswagen AP

Volkswagen Santana é um dos mais importantes modelos com motor AP no Brasil
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Volkswagen Santana é um dos mais importantes modelos com motor AP no Brasil

Um dos motores mais icônicos do mercado brasileiro é o Volkswagen AP . A sigla significa Alta Performance e equipou diversos modelos da fabricante alemã entre os anos 1985 e 2012. Começou sua vida com apenas 85 cv nos Gol , Voyage e Parati na linha 1986 e foi ganhando potência ao longo dos anos.

Esse motor é conhecido pela durabilidade, principalmente por quem trabalha com preparação automotiva. Os AP 1.8 e 2.0 são queridos até os dias atuais por quem curte modificações, principalmente para turbinar os modelos da linha dos anos 80, 90 e início dos anos 2000 da Volkswagen .

De 1989 a 1996, por conta da Autolatina - uma joint-venture criada por Volkswagen e Ford -, alguns modelos da Ford foram comercializados com motor AP, como é o caso de Ford Escort , Del Rey , Belina , Pampa , Verona , Versailles e Royale .

Ao longo de sua vida na Volkswagen, Santana , Santana Quantum , Saveiro , Logus , Apollo , Pointer , e Polo Classic foram equipados com esse motor. Além disso, o propulsor foi adaptado para ser abastecido com diesel, equipando a Kombi nos anos 80.

2 - Ford CHT

Motor CHT utilizado pela Ford e eventualmente pela Volkswagen
Reprodução
Motor CHT utilizado pela Ford e eventualmente pela Volkswagen

Já que mencionamos a Ford, a fabricante norte-americana tem também um motor bem robusto e durável, mas sua origem é bem longe dos Estados Unidos. O propulsor CHT é originário da parceria Renault-Willys, que foi transferido para a Ford após a compra da Willys-Overland.

O Corcel foi o primeiro modelo da Ford a contar com esse motor que contava com 68 cv de potência, podendo chegar a até 80 cv na versão mais esportiva ou 81,7 cv no esportivo Escort XR3.

Ford Escort XR3
Divulgação e Renato Bellote
Ford Escort XR3

O CHT é conhecido por dois motivos: Resistência/robustez, mas também a baixa potência. O máximo de potência entregue por esse motor foi 90 cv nas versões 1.6 do Corcel. Apesar disso, o baixo consumo de combustível é elogiável desse motor.

Nos anos 90, justamente por conta da Autolatina, algumas unidades do CHT equiparam modelos Volkswagen como o Gol, por exemplo.

3 - Fiat Fiasa

147 chegou com motor Fiasa e fez história no Brasil
Reprodução - Wikipedia
147 chegou com motor Fiasa e fez história no Brasil

Assim como os demais motores anteriores, o Fiasa marcou época no país nos anos 80 e 90. Sua primeira utilização por aqui foi no Fiat 147 na configuração carburada e com 1.049 cm³ de deslocamento, estreando também a fábrica da Fiat em Betim. O motor evoluiu e cresceu de tamanho, chegando a configurações 1.3 e 1.5 nos anos 90. 

Mas a sua principal configuração é a 1.0, que conta com 994 cm³ de deslocamento, que se destacou muito no Uno Mille, o primeiro carro 1.0 do mercado brasileiro. Mais tarde, esse motor ainda equipou o Fiat Palio.

Apesar de muito sucesso, pelo baixo custo de manutenção, o Fiasa deixou de ser oferecido em 2004, quando o Uno passou a ser equipado com o motor Fire, que deixará de ser produzido ao fim de 2024.

4 - Chevrolet Família II

Chevrolet Monza SL/E contou com motor família 2
Renato Bellote/iG
Chevrolet Monza SL/E contou com motor família 2

Um dos motores mais utilizados no mercado brasileiro é o Família II da Chevrolet. De Monza a Vectra, passando por Kadett e chegando até em Omega e S10, o motor família 2 se destaca pela robustez mecânica e bom desempenho.

Equipando ainda o Astra, o modelo é bem visto por quem gosta de preparação automotiva. Entretanto, o principal ponto negativo desse motor é o elevado consumo de combustível.

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